GRAMADO E CANELA

Published on: out 08 2012 by regeane

GRAMADO E CANELA 

ROTEIRO: Gramado e Canela
PERÍODO: ano todo
DURAÇÃO: 4 dias ou mais
TIPO VIAGEM: gastronomia, ecoturismo, casais, crianças…

GRAMADO

GRAMADO

 

Gramado e Canela são cidades incríveis, parecem um cenário de televisão!!! É o tipo de lugar que podemos voltar muitas vezes. São super preparados para receber o turista e possuem atrações para o ano todo.

CANELA

DICAS PRÉ-VIAGEM:
– não tem muito o que se preparar, apenas escolher bem os parceiros de viagem e a época do ano de sua preferência, lembrem que faz muito frio em Gramado, mesmo no verão as temperaturas podem ser baixas durante a noite.
– legal ir de carro ou alugar um, vai precisar
– não precisa agência turismo.
– para época do Natal Luz, reserve com muita antecedência , pelo menos uns 4 meses.

CASCATA CARACOL VISTA LÁ DE BAIXO

CASCATA CARACOL VISTA LÁ DE BAIXO

 

MELHOR PERÍODO PARA IR: não tem, depende do que desejar fazer por lá. No inverno, lindooooo, muito frio e possibilidade de geadas e neve. Natal é incrível, tem o  NATAL LUZ, explicarei melhor abaixo. Páscoa em Gramado também lindooooo..ou seja, sempre legal para ir. Se você puder, eu sugiro NATAL LUZ, mas claro sempre é lindo Gramado.

DICAS HOSPEDAGEM:
Gramado e Canela possuem uma imensidão de hotéis e pousadas, por isso não irei especificar nenhuma em especial. Apenas sugiro sempre que busquem em sites como booking e decolar as opiniões dos hospédes, não confiem nas fotos rsrsr.
DICa: se você  quer ficar pertinho das lojas tentar uma pousada próximo ao centro de Gramado. Mas assim, como estará de carro fica fácil se locomover, podes escolher pousadas ou hotéis mais longe um pouquinho, não muito, com vista para montanhas e vales…são lindoossss!!!! Para quem vai com crianças sugiro, se possível,  hotel com piscina aquecida.

Acabei de ir pra lá agora em setembro de  2015 pessoal e ficamos no Gramado Palace e gostei, um hotel estilo bem antigo, chuveiro bem bom, quarto grande e a área de piscina mega boa, indico sim. Bem ao lado deste tem o Hotel Quero Quero, fui lá dar uma olhada em tudo e amei, novinho em folha, piscina, brinquedoteca, chalés ou suítes, adorei mesmo. Caso queiram pesquisar valores só entrar aqui no booking

 

DICAS DE PASSEIOS: colocarei abaixo os passeios que já fiz, mas existem outros.
Gramado e Canela se renovam todo ano em atividades,parques e museus, em tudo.  Sugiro fazer um ou dois passeiso pela manhã e início tarde, e deixar para caminhar nas lojas no centro de Gramado do meio da tarde em diante. Lembre-se que se pela manhã estviver tempo bom já fazer os passeios, pois quase todos são ao ar livre, se deixar para mais tarde o tempo pode virar…

GRAMADO E CANELA

– Alpen PARK(imperdível): um parque de aventura com arvorismo, tiroleza, trenó, montanha russa, cinema 4D e outras atrações.  Na hora de comprar os ingressos para as atrações observar que existem descontos para mais pessoas ou mais de uma atração(tipo um combo) e com a pulseira verde podes ir nas atrações quantas vezes quiser. Cerca de 2h dedicado a este parque está ok e sugiro irem pela manhã pois terá menos turistas. As crianças amam!!!!!

GRAMADO-ALPEN PARK

GRAMADO-ALPEN PARK

GRAMADO-AVENTURA

GRAMADO E CANELA -AVENTURA

– ZOOLÓGICO: lindoooooooo..vale a pena para crianças e adultos,sugiro reservar 2h para este passeio. Por favor não deixem de ir…

– MINI MUNDO: é uma atração para crianças menores, acho que até uns cinco anos…normalmente depois desta idade não gostam muito, mas isso tiro pela minha experiência e de amigos, caso tenha tempo não custa dar uma olhada…Não tomará muito do seu tempo.

– LAGO NEGRO: muito lindo para tirar fotos e andar de pedalinhos, as crianças adoram…

-ALDEIA DO PAPAI NOEL: (com ou sem criança) é bem legal!!! Já fui algumas vezes e gosto muito. Gramado na verdade parece mesmo a terra do Papai Noel mesmo quando não é época de natal. Neste parque tem muita natureza, casa do Papai Noel, renas, um mirante… As crianças gostam muito, mesmo as que não acreditam mais em Papai Noel rsrsr…para este passeio cerca de 2h também. DICA: não vale a pena pegar o trensinho vermelho lá dentro, custa R$ 10,00.

– PARQUE DA CASCATA CARACOL:(com ou sem crianças) lindooooooooo…. Este é imperdível. Lá você poderá fazer trilha, se estiver liberado podem descer pelas escadas até a cachoeira( não tenham preguiça), passeio de telefério e ainda elevador panorâmico…tudo muito legal. Na verdade Gramado possui uma natureza incrível!!!! Se quiser fazer o passeio total neste parque talvez umas 3h….Este ano de 2014 eu, Isa e uma amiguinha descemos os 730 degraus que levam até a base da cascata e vale cada degrau gente, é mesmo lindo e na volta tivemos a companhia de quatis bem engraçadinhos que divertiram as meninas até lá em cima, uma graça!!!!!

CASCATA CARACOL

CASCATA CARACOL

CASCATA CARACOL

CASCATA CARACOL

CASCATA CARACOL

CASCATA CARACOL

GRAMADO E CANELA -CASCATA CARACOL

– PARQUE DA FERRADURA:  (com ou sem crianças) outro parque com cachoeiras e cãnions…local para caminhar e ver a natureza, com algumas trilhas super lindas. Sugiro, se possível, não visitar com crianças muito pequenas pois precisam poder caminhar sozinhas por trilhas que são de fácil acesso, mas uma criança de cerca de 4 anos poderá não fazer.

GRAMADO-PARQUE DA FERRADURA

– LOJAS DE CHOCOLATES: (com ou sem crianças rsrsr). Gramado e Canela são famosas pelos chocolates. Mas também não é pra menos, são fantásticos!!! Na estrada geral que liga Gramado a Canela, tem uma loja grande da Caracol e da Florybal, uma ao lado da outra. Na da CARACOL (tem na frente dela soldadinhos de chumbo bem grandes) você entra pelo museu, paga  R$ 5,00 que depois eles abatem este valor da sua compra de chocolates. Quase ao lado da Caracol tem outra loja grande bem legal também, tudo é bem lúdico e as crianças amam!!!!! Não deixe de tomar muitos chocolates quentes rsrrsr. Existem muitas outras lojas e fábricas de chocolates por lá, caso queira podem ir entrando cada dia em uma.

– DICA: em novembro de 2013 inaugurou um parque de neve, pista de esqui de 120 metros e muitas outras atrações!!!! segue o link: http://www.snowland.com.br/

Nós fomos agora em setembro de 2014, gostei, mas tipo, não é assim o máximo!!! Digo isso na minha experiência, pois a pista é pequena, em segundos já estamos lá embaixo, para quem nunca esquiou é legal, pode aprender visto que a pista é pequena e pouco inclinada, sugiro pegar aula particular e ir beeeeem cedo pois depois lota e a pista fica cheio de gente aprendendo, achei um pouco perigoso, chegamos lá cedo e por cerca de 1h pudemos aproveitar bem a pista, depois nossa, lotada…Além da pista tem a boia(fila imensa) que eu achei bem legal de descer e para quem gosta tem pista de patinação. Conseguimos ficar lá por cerca de 3h, muito frio, estávamos congelando literalmente e olha que fomos com meias calças de lã e blusa térmica, mesmo assim muuuuuito frio. Pode pedir 2 luvas na entrada e usar uma em cima da outra, vai precisar.

NATAL LUZ-GRAMADO

GRAMADO-PARQUE DA FERRADURA

– PARQUE TERRA MÁGICA FLORYBAL: com crianças até cerca de 10 anos. Em Canela,  um parque ao ar livre com muitas atrações incluindo um cinema 7D, (paga-se ingresso a parte para esta atração). Dentro do parque tem um passeio num pássaro (não sei o nome srsr) não vale a pena não.  Dentro do restaurante, no andar de cima, tem uma play super legal para galerinha se divertir. Reservar cerca de 2h para este passeio.

-MUNDO GELADO: inaugurado agora em 2013, fui lá esta semana (setembro de 2013) mas sinceramente não recomendo, ninguém da nossa turma gostou, nem mesmo as crianças de várias idades rsrsr

– MUSEU DA MODA: fica na estrada que liga Gramado a Canela. Passeio rápido de cerca de 40 minutos, somente para quem gosta de moda… eu gostei rsrsr… legal para um dia mais chuvoso.

– PASSEIO A CAVALO: desta vez as meninas quiseram passear a cavalo e valeu a pena, cerca de 1:40h de passeio, bem tranquilo, as crianças podem ir na boa. Contratamos a empresa JM, a sede deles é ali na entrada de Canela, bem do lado do Hotel Continental, eles também fazem rapel, raffiting e outros passeios de aventura. Eu indico pois foram muito atenciosos e profissionais, segue o link para contato com eles: www.jmrafting.com.br 54-32821255. O rafiting deve ser o máximo no verão, ainda irei fazer!!!!! Acho que estes tipos de passeios são super legais pois nos colocam em contato direto com a natureza, e isso não falta em Gramado e Canela, muita e linda natureza!!!!!!!

PASSEIO A CAVALO

PASSEIO A CAVALO

PASSEIO A CAVALO

PASSEIO A CAVALO

-MUSEUS DOS CARROS: bem legal, para todo mundo… passeio rápido também, legal para um dia mais chuvoso…

– MUSEU DE CERA: idem ítem acima srsrsr

MUSEU DE CERA-GRAMADO

MUSEU DE CERA-GRAMADO

DICAS DE VESTUÁRIO: para mulheres claro rsrsr
Bom, Gramado e Canela, cidades onde podemos nos vestir muito bem. Cuidar muito a época do ano em que irá viajar. Legal acompanhar a previsão do tempo antes para saber o que colocar nas malas, apesar de que está cada vez mais difícil saber então se você vai por exemplo no inverno mesmo a´pi mais certeza de que estará frio, bem frio hehehhe…agora se você vai em meia estação  legal levar roupas que possa ir tirando e recolocando no decorrer do dia. Eu já fui em dezembro e de dia dia estava com este vestido da foto acima mas d enoite minha nossa, usei meia de lã e casaco, em pleno auge do verão.
Para o dia usará roupas mais confortáveis como jeans, botas e sapatos baixos (no inverno bastante bota), lenços no pescoço, óculos sol, blusas confortáveis, sempre levar um casaquinho mais leve, pois como é um local alto pode sempre fazer um friozinho, mesmo no verão. Para noite poderá sim se arrumar melhor com vestidos, meias de lã no inverno, com sobretudos e botas. Usará também luvas e cachecóis. No inverno é bem frio mesmo, então levar gorros, toucas, luvas, meias de lã, blusas de golas altas… enfim, roupas para frio mesmo. Por favor cuidar muito as crianças, mantê-las bem agasalhadas e usar protetor labial para evitar rachaduras. Evitar usar calçados desconfortáveis durante o dia pois andará bastante.
Levar roupa de banho caso seu hotel tenha piscina. Não esqueçam roupas para ginástica rsrsrs

Dicas vestuário-Gramado

Dicas vestuário-Gramado

-RUA COBERTA E CENTRINHO: super bom passear pelas ruas de Gramado, a Rua Coberta uma delícia, assim como a  Igreja e  todas as muitas lindas lojas espalhadas pela cidade. Olhem que lindo e charmoso este restaurante!!!!

RUA COBERTA-GRAMADO

RUA COBERTA-GRAMADO

DICAS GASTRONOMIA: afff… chegou a melhor parte!!!! Restaurantes em Gramado e Canela, tudo de bom!!!!!! São muitas as opções, abaixo colocarei algumas.Tente fazer reservas para jantares, mais seguro.

-GALETERIAS: existem muitas, mas se puderem estas abaixo são perfeitas
Mama Mia
Nono Mio

Di Paolo

CARNES:
El fuego
Zelão churrascaria

CAFÉ COLONIAL: muitos… abaixo os melhores
Coelho
Bela vista

ITALIANOS/MASSAS:

Tarantino

Di Cappo

Cantina Pastasciutta

FONDUE:

Chateau de La Fondue

Maison de La Fondue

CAFETERIAS:
As várias lojas de chocolates. Não deixem de tomar um delicioso chocolate quente e também panquecas com chocolate. Adoro a Caracol da Rua Coberta e abriu outra igual bem em frente à Igreja de Canela.

Chocolate quente

Chocolate quente

IMG_3566

SOCORRO…ENGORDAR ENGORDAR

 

DICA IMPERDÍVEL: existe um restaurante chamado BÊRGA MÓTTA..fica no Eco Parque Sperry e só abre aos sábados, domingos e feriados para almoço. Fica num parque com cachoeiras e pomares onde você pode comer a frutas direto nos pés. Sugiro irem um pouco mais cedo para passear no parque e depois almoçarem, irão se encantar!!!!!!! Por favor prercisam ir lá ok? Obs: não aceitam cartões de crédito ou débito.

Restaurante Bêga Mótta

Restaurante Bêrga Mótta

Pomar no Restaurante Bêrga Mótta

Pomar no Restaurante Bêrga Mótta

NATAL LUZ

NATAL LUZ-GRAMADO

Gramado é sempre lindo, mas nossa…o NATAL LUZ é incrível!!!!!!!!! Neste ano de 2013 iniciará em 01/11 e terminará em 12/01/2014, claro que sugiro fazerem reservas de hotéis e shows com muita antecedência, pelo menos 4 meses.

O site oficial para informações é http://www.natalluzdegramado.com.br/, aqui podem verificar agenda de shows e comprar ingressos.

Os shows são todos lindos, sugiro verem todos eles. Alguns são gratuitos e acontecem espalhados pela cidade, cuidar bem a programação para que não percam nadinha. O desfile principal possui opção de comprar área vip, vale a pena e não é muito caro.

NATAL LUZ-GRAMADO

Amo Gramado… um lugar para voltar muitas vezes… não deixem de ir.

BOOOOA VIAGEM!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mais bloqueios falando sobre isso em:

RBBV, reúne mais de 300 blogueiros …muitas dicas legais!!!!

Luciana Misura, ela tem mega dicas práticas para facilitar as viagens com as crianças.

Snowland-clique aqui

Snowland-clique aqui

Viagens que Sonhamos-clique aqui

Felipe o pequeno viajante-clique aqui e clique aqui

 

 

 

 

Filed under: RIO GRANDE DO SUL
Tags: , , , , , , , , , ,

28 Comments to “GRAMADO E CANELA”

    • Ana Carolina Maia Porto disse:

      OI Rege! Ficou muito legal o post de Gramado/Canela, vou postar no meu face para que o pessoal aproveite as tuas dicas, assim como das demais viagens. Foi um prazer recebê-los para o churras, além do maravilhoso almoço no Bergamota! Bom final de ano para vcs! Bjs Ana e família Maia

      • oiiiiiiiiiiiiii..desculpa mas acho que minha resposta não foi. Imagina, nós que agradecemos a recepção de vocês, estava tudo muito legal!!!!!!!!! Excelente fim de ano, e qdo vierem pra Floripa nos avisem…
        abraços

  1. Evair Deungaro - (Dundum 96FM - Bauru - SP) disse:

    Parabéns pelo post, me ajudou muito!! Espero que vocês continuem com esta iniciativa. abraços

  2. celma disse:

    Parabéns! Adorei, estou indo a Gramado e min ajudou a esclarecer algumas dúvidas.

  3. Ola, estou com viagem marcada para gramado e canela em setembro… posso conversar com vc? pedir dicas, sei la, to com medo de me arrepender, pois as coisas la sao mto caras para o meu bolso 🙁 vou com a noiva…

    marcopaulo.2012@yahoo.com.br

    o meu nome é o mesmo que ta no face… por favor, aguardo contato

  4. Patricia disse:

    Oi Rege!
    Também gostaria de algumas dicas sobre Gramado/Canela… Vou com minha família em outubro, na semana do feriado e minha maior dúvida é se devo alugar um carro e onde; Porto Alegre ou Gramado? Pode me ajudar? Obrigada,
    Patricia.

    • Oi Patricia, coincidência, vim de Gramado ontem mesmo rsrsr e claro está lindo como sempre. Olha podes sim alugar já em Porto Alegre, precisarão de carro em Gramado e Canela, então já aluga no aeroporto mesmo, aliás, aluga antes e retira no aeroporto…porque senão teriam de contratar um transfer de Porto até Gramado ida e volta, melhor já alugar o carro. Ahhh em Gramado/Canela inaugurou uma nova atração chamada Mundo Gelado, fomos esta semana e não vale a pena não. Precisando de mais dicas só me falar, e lá no blog tem um post bem completo sobre este roteiro..
      Até mais
      Rege

  5. Jamile Fon disse:

    Olá Rege, muito legais as suas dicas….
    Queria saber como melhor aproveitar do Café Colonial… Recomendaram-me o da Bela Vista.
    Amigas minhas que conheceram a cidade não foram porque tinha sempre o almoço no pacote que compraram.
    Como eu faço? Deixo de almoçar no dia? Rsrs
    Estou indo só com meu marido, com programação livre…
    Obrigada,
    Jamile.

    • Oi Jamile, que bom que as dicas ajudaram rsrsrs….então eu indico sim o Bela Vista, claro que todos são bons, mas este é o melhor!!! Como é muuuuita comida o ideal é sim como almoço, tomar café no hotel e depois mais tarde quando estiverem com bastante fome aí sim ir no café,assim aproveitarão bem.E vcs vão qdo??? Conseguirão ver o Natal Luz????
      Precisando de mais dicas dó pedir
      Rege

  6. Deise Meirelles disse:

    Oi Regeane,

    Adorei a dica do show “Natalis” em Gramado, no Natal, como voce comentou seria a primeira vez no Brasil, é foi lindo, ficamos emocionados, vale a pena assistir.
    Beijinhos
    Deise e Renato

  7. Laila disse:

    Olá, gostaria de ter sua opinião a respeito do mundo gelado, estou indo dia 1 de agosto e já estava em meu roteiro, desde já obrigada!,

    • Oi Laila, fomos em alguns adultos e crianças de idades diversas, a única que gostou foi a menor de 5 anos, todos os adultos e as demais crianças não gostaram. Isso porque achamos assim bem básico, nada de mais, então eu indicaria ir caso tenha tempo sobrando.
      Até logo, se precisar algo mais só falar.

  8. Paulo Arthur disse:

    Muito bom seu post, super completo e inteligente. Gostaria de deixar uma dica a quem está indo conhecer a Serra Gaúcha. Em http://www.laiguana.com.br existem ótimos restaurantes com preços super em conta para quem está com viagem marcada para Gramado, Canela ou Bento. Espero que gostem da dica! Um grande abraço e uma incrível semana a todos.

  9. Thalita disse:

    Olá Rege..
    Meu namorado e eu iremos para Gramado essa semana.
    Que tipo de roupa devo levar? como as pessoas se vestem durante o dia e a noite? Não tenho noção nenhuma, pois moramos em uma região BEM quente.rsss
    Ah.. E adoramos suas dicas. Já estão todas anotadíssimas!
    Abraços..

    • Que bom que gostaram do blog rsrrs. Então, se vcs forem agora no fim de semana, a previsão para lá é chuva uiiiiii e temperaturas por volta de 13 a 18 graus, as claro, legal vc olhar tipo um dia antes de ir, pois estas previsões afff deixam a gente doidinha.
      Gramado é um lugar charmoso, sofisticado, você pode ser vestir bem, não digo plumas e paetês não, mas roupas confortáveis e charmosas. Para o dia você pode ter dois tipos de roupas: se irá passear por lugares de trilhas(como parque da ferradura ou descer as escadas na Cascata caracol ou no Alpen Park) eu sugiro legging, tênis, camiseta de manga curta, outra por cima tipo moleton e ainda no carro deixar um casaco mais pesado assim como gorros e cachecol, isso porque vocês podem voltar mais para o fim de tarde para o hotel, ai fica frio ne? Para os demais passeios você pode usar jeans, leggings ou calças estilo montaria, blusa fininha e um casaquinho ou blaser por cima(algo mais bonito, botas são bem vindas(de preferencia sem saltos para o dia) mais echarpes, luvas, boinas…tudo isso para compor o visual sabe? Fica um look charmoso, confortável e descontraído para o dia. Nesta época é legal vc usar uma blusinha mais fina embaixo de tudo pois durante o dia e caminhando pode esquentar, ai vc vai tirando os casacos e mais tarde vai recolocando, o tal efeito cebola rsrs em camadas rsrs. Sugiro levar meia calça fio 40 ou algo assim para usar embaixo da calça e durante o dia se ficar quente vai num banheiro e tira a meia , guarda na bolsa rsrs, eu faço assim pois nesta época por lá a temperatura varia muuuuito.
      Para noite podes usar vestidos com sapatos de salto, usar meia calça grossa sabe??? o vestido e um casaco por cima, dentro dos lugares irá tirar o casaco. Mas não precisa nada mega hiper chique não,estilo esporte fino, lembre-se que pode ser algo simples porém sofisticado. Casaco se vc nao tem muitos, sugiro levar um mais quente tipo sobretudo ou parka, para vc usar com tudo, por cima de todos os looks rsrs, de preferencia preto, cinza ou creme que combina com tudo, se vc tiver outros daí leva.
      Nao esquecer roupas de banho caso o hotel tenha piscina aquecida e roupas para academia ou corridas caso vc goste disso, eu amoooo!!!!
      Bom, mais ou menos isso, não sei se consegui explicar bem srsr mas na verdade o look de dia é algo confortável, sofisticado e descontraído. O look da noite saias e vestidos eu gosto muito, claro com meias calças mais grossas, talvez um chapeusinho ou boina eu acho um charme, um lenço no pescoço…dentro dos lugares vc tira casaso, lenço tudo isso pois é calor, mas na rua frio, ainda mais se vcs estão acostumados com lugar quente rsrs, vcs vão simplesmente AMAR DE PAIXÃO A VIAGEM!!!!
      se precisar mais coisas vai me pedindo
      eu tbm vou a Gramado este mês, so que mais no final rsrs não vejo a hora !!!!
      Até mais

  10. Suzi disse:

    Olá Rege,
    Adorei as dicas, pois estou indo pela primeira vez !
    Como estou levando meu menino 3 anos, gostaria de saber se o Alpen Park é indicado nesse caso.
    Se possível, gostaria de saber também a média de valores de ingressos.

    Muito obrigada!!!

    • regeane disse:

      oi Suzi obrigado. Então eu acho que 3 anos é muito pequeno, não vale a pena não rsrrs. O valor do combo está cerca de 60,00 para 4 atraçoes, mas acho que para seu filho não daria não, muito pequeno ainda.
      Se precisar mais dicas só ir pedindo

  11. Laila Oliveira disse:

    Oi Boa noite, estou indo para gramado no inicio de outubro e não sei quais roupas devo levar, porque visitei um site que dizia que no mês de Outubro costuma fazer calor! será que você poderia me dá umas dicas?

    • regeane disse:

      oi Laila…então na verdade o clima está mega hiper maluco e tá cada vez mais complicado fazer as malas. Eu já fui a Gramado muitas vezes em diferentes épocas do ano e ja chegeui a pegar mega hiper frio em dezembro por exemplo. Fui em março este ano e estava mega calor. Eu irei agora na púltima semana de setembro e minha mala será bem diversificada pois tenho ceretza que poderei pegar frio e calor. Mas assim, vc meio que fará o vestuário chamado cebola…vai tirando e colocando camadas durante o dia rsrrs. Eu gosto sempre de levar vestidos que eu possa usar com bota, meia de lã e casaco grosso, mas se estiver mais quente o mesmo vestido serve com um casaquinho de fio e uma sapatilha, ou saia e blusinha para a mesma função, assim se está frio o calor a roupa serve e se vc sai de manha está frio e de tarde esquenta tudo bem, vc tira a meia, tira o casaco coisas assim. Meia fio 40 para usar embiaxo das calças e que vc pode tirar caso esquente. Levar echarpes, gorro, pelo menos uma bota, jeans, calças tipo montaria se vc tiver. Parte de cima levar peças que sirvam para clima quente e usar por cima blusinhas de fio e casaco mais grosso, sempre bom levar casaco grosso ok?
      espero ter ajudado rsrsr

  12. roberto disse:

    Otimo post me ajudou bastante fui para gramado a pouco tempo e coloquei toda minha experiencia neste para ajudar as pessoas neste Blog http://dicadeviagenbr.blogspot.com.br/

Leave a Reply

*

*