Trilhas em Florianópolis

Published on: dez 15 2013 by regeane
Trilhas em Florianópolis
TRILHA DO SAQUINHO

TRILHA DO SAQUINHO

Por aqui o que não falta é natureza e com certeza trilhas em Florianópolis deve estar no topo da lista de seus passeios por aqui.
Tenho a sorte de poder andar,correr, pela ilha toda, descobrindo pontos pouco explorados por turistas e também pelos próprios moradores, que na sua maioria não conhecem as trilhas que existem por aqui.
Bom, vou citar algumas trilhas em Florianópolis, que a meu ver são imperdíveis, por favor deixem a preguiça de lado e bora andar pela ilha!!!!! As outras irei atualizando aos poucos o post pois precisarei dos mapas e algumas fotos recentes.

TRILHA COSTA LAGOA

TRILHA COSTA LAGOA

DICAS: sempre legal levar protetor solar, repelente, água, fruta ou barra cereal,celular,máquina fotos, ir acompanhado e de preferência num dia lindo de sol. A maioria das trilhas em Florianópolis podem ser feitas sem guia, mas por favor nunca fazerem sozinhos, legal mais pessoas junto ok???
DA COSTA LAGOA:
Deixa-se o carro no Canto dos Araçás, na Lagoa Conceição, e dalí parte-se somente a pé. Cerca de 7km, subidas e descidas com um lindo visual pelo caminho. Crianças podem fazer, cuidar que no caminho tem uma cachoeira, tem placa indicando, legal parar um pouquinho alí. Esta trilha é super legal porque em seu caminho existem muitos restaurantes na beira da água,deliciosos. Sugiro irem para almoçar e depois, caso não queiram voltar caminhando, podem pegar um barquinho até o ponto onde está o carro, sendo que os barcos passam a cada pouco tempo em frente aos restaurantes mesmo, existem trapiches que são como pontos de ônibus. A trilha acaba no restaurante do Cabral, excelente, e um pouco antes dele tem o Paraíso da Néia, que gostamos muito também. Não deixem de comprar para sobremesa os doces das meninas que passam vendendo nas mesas, super bom!!!!
COSTA DA LAGOA

COSTA DA LAGOA

TRILHA DA COSTA

IMG_3129

IMG_3144

TRILHA DA GALHETA: esta praia da Galheta é de nudismo, mas não obrigatório, fica bem ao lado da Praia Mole. Sugiro deixar o carro nos estacionamentos em frente ao hotel da Praia Mole e seguir a pé pela praia em direção à Galheta. Passa pelas pedras no final da Praia Mole e segue por uma trilha bem fácil que acaba na Galheta, anda-se pela praia até o ponto em que novamente pega a trilha à esquerda, conforme o mapa abaixo. Vai começar a subir bastante, é bem íngreme mas pode-se fazer na boa, vai parando, apreciando a paisagem e chega-se ao topo de uma pedra de onde se pode ter um visual completo, 360 graus, incrível!!!!!!! Depois de descansar um pouco, só voltar rsrrs. No mapa está a opção se ir até a Barra Lagoa, mas é bem longe pois terão de voltar para pegar o carro, então talvez subir até o topo, onde tem uma pedra bem grande, conseguirão identificar.
Mapa Trilha… .jpg 87.14 KB

TRILHA GALHETA

TRILHA GALHETA

TRILHA GALHETA

TRILHA GALHETA

GALHETA

GALHETA

TRILHA COSTÃO DO SANTINHO: esta inicia-se bem ao lado do Hotel COSTÃO do Santinho, olhando para o mar ela fica à direita, uma trilha muito linda, com inscrições rupestres e lindos costões de pedras. Gente é mesmo muito lindo!!!! Acho que até uma parte desta trilha crianças possam fazer, a partir de um ponto fica mais difícil devido às pedras, mas pode-se ir até um ponto e voltar. Quem quiser pode  dar a volta toda e sair atrás do hotel, vale a pena, mas nesse caso fica um pouco mais difícil, aí basta seguir alí no mapa pelas dunas e sair de volta atrás do hotel.

COSTÃO SANTINHO

COSTÃO SANTINHO

COSTÃO SANTINHO

COSTÃO SANTINHO

COSTÃO SANTINHO

COSTÃO SANTINHO

 

TRILHA DA LAGOINHA: bom, esta aqui é super imperdível mesmo!!!!!!!!!!!!!!! Existem duas opções para chegar até lá: fazer a trilha partindo da praia do Matadeiro que é menos íngreme porém mais longa e eu acho mais bonita. Ou então saindo do Pântano do Sul, bem íngreme porém curta. Ambas chegam na mesma praia da Lagoinha, deserta e sem nada além de natureza. Pessoal não tem lojinha ou local para comprar comida e água, e muita gente vai até lá para acampar. Sugiro levar água e comida e pode ser passeio de dia todo, vai cedo e fica por lá passando o dia(levar bem mais comida e bebidas).As trilhas são bem demarcadas e normalmente tem gente, principalmente fins semana ou na temporada. Lá não pega celular galera…

Quando chegarem na praia, olhando de frente para a praia à direita tem um costão e lá em cima dele, beeeeeeeeeeeeeeeeem lá no alto está uma pedra com um visual de tirar o fôlego. Já fazia muito tempo que eu queria ir lá e fomos então no último feriado. Partindo da praia a subida é bem íngreme, chega a ser quase uma escalada em alguns pontos, não acho viável uma criança fazer pois além de muito difícil é perigoso, Cerca de 30 minutos subindo até a pedra, mas vale a pena, nossa vale mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!! A descida é ainda pior, sempre tive mais dificuldade de descer as trilhas, o perigo de lesão é maior. Para esta trilha aqui sugiro usar calça comprida ou um meião pois tem espinhos pelo caminho. Mas assim galera, vocês precisam ir até esta pedra ok?????????????

Assim, para quem vai pelo Pântano do Sul, existe a opção de voltar com um  bote(mas nem sempre é certeza de o bote estar por lá), nós fizemos isso e pagamos R$30,00 por pessoa. Levou cerca de 10 minutos a travessia e o dia estava super lindo e o mar um espelho, agora acredito que se o mar estiver mexido afffffffff aí eu não iria não, pois pega mar aberto e também precisa passar a arrebentação, eusinha não iria rsrsrs

Seguem algumas fotinhos…

img11

Trilhas em Florianópolis

 

IMG_5834

Trilhas em Florianópolis

 

IMG_5859

Trilhas em Florianópolis

 

 

 

img 10

Trilhas em Florianópolis

 

 

IMG_5850

Trilhas em Florianópolis

 

 

IMG_5862

Trilhas em Florianópolis

 

 

IMG_5848

Trilhas em Florianópolis

 

 

TRILHA DO SAQUINHO: esta fica no Sul da Ilha de Florianópolis e minha nossa ….caramba que lugar mais lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Cara a cada dia encontro novos lugares magníficos por aqui. Fomo correr este último sábado(22/01/2016), saímos da praia do Pântano do Sul e lá fomos, rumo a tal falada trilha rsrrsrs. Mas para quem quer apenas a trilha sugiro irem estacionar lá na Praia da Solidão e seguir dalí. Basta pedir aos moradores que não tem erro, todos sabem a entrada e depois só seguir, não tem erro pois a trilha todo tem uma calçada estreita. Tempo que demora??? Depende de quantas vezes irá parar para tirar fotos, pois vai por mim, serão muitas e muitas paradas…

tem um ponto em que você chega na praia, não deixe de virar à esquerda e ir até lá, uma das praias mais bonitas qu ejá vi por aqui, deserta, natureza pura. Depois continua seguindo pela trilha que lá na frente tem o Bar do Saquinho, lindo visual e boa pedida para tomar algo rsrrsrs. Bom, nós voltamos deste ponto mas para quem quiser podem seguir que chegarão até Naufragados, eu ainda não conheço mas dizem as boas línguas que é também mais um pedaço mega hiper incrível do paraíso…logo logo conta  vocês.

Esta trilha aqui todos podem fazer, é segura e relativamente fácil mas levar água, algo para comer, ir de tênis, boné, protetor solar e dinheiro caso seja necessário. Lá não tem onde comprar coisas a não ser neste bar que  citei acima, então sugiro uma mochila leve com água e alguma comida.

TRILHA DO SAQUINHO

TRILHA DO SAQUINHO

TRILHA DO SAQUINHO

TRILHA DO SAQUINHO

PRAIA DO SAQUINHO

PRAIA DO SAQUINHO

PRAIA DO SAQUINHO

PRAIA DO SAQUINHO

TRILHA DO SAQUINHO

TRILHA DO SAQUINHO

Bom pessoal, logo logo colocarei outros lindos caminhos pela Ilha de Santa Catarina!!!!!!

Segues mais posts sobre Florianópolis:

Trilhas-clique aqui

Restaurantes

Passeios

Florianópolis

 

Boas trilhas!!!!!

 

 

Filed under: SANTA CATARINA
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

10 Comments to “Trilhas em Florianópolis”

  1. Edson disse:

    boa tarde. adorei seu site. Estou programando de ir no inicio de abril à Floripa e tenho uma duvida. Melhor hospedar em Canasvieiras ou Jurere para deslocamento. Não ví nenhum comentario seu de Canasvieiras.

    • Olá Edson, que bom que gostou do site. Então, Canasvieiras eu não comento porque na verdade é uma praia um pouco mais agitada, digamos que eu não indique como um ponto essencial, como um local imperdível. Assim, Jurere eu adoro, é limpo, bonito, fácil acesso e uma praia mais tranquila. Em abril será tbm mais tranquilo pois não é alta temporada, então acredito que podes sim se hospedar em Canasvieiras ou Jurere, ambos tem fácil acesso a outros lugares. Legal dar uma pesquisada em preços de hotéis, apenas cuidar que neste ultimo verão o mar de Canasvierias estava em boa parte ruim para banho. Ficando em qualquer um destes dois locais vc poderá explorar a ilha e fazer todos os passeios que eu indico alí no post…se tiveres mais alguma dúvida só ir pedindo.

      Até mais

      Rege

  2. Carin disse:

    Fiz a trilha da Costa de Lagoa. O incrível é depois da caminhada encontrar os mais variados restaurantes com as comidas mais deliciosas da ilha (a dieta esquece nesta hr) um pastel de camarão ou uma casquinha de siri com uma caipirinha é só o inicio das comilanças!!! Demais!!!

  3. Edson disse:

    Rege, fiz ontem a trilha da costa da Lagoa realmente incrível. Como eu havia visto comentários do restaurante dois irmãos na Barra da Lagoa me segurei e fui até lá. Comí uma maravilhosa sequência de camarão e passei o resto do dia por lá. Trilha, comida e praia perfeitos. Valeu pela dica.
    abraços

  4. Adorei! Ótimas dicas! Obrigada!

  5. Matheus Barreto disse:

    Oi, bom dia. Eu não consegui baixar os mapas das trilhas, teria outro lugar onde eu possa baixar?

Leave a Reply

*

*