CAXIAS E BENTO GONÇALVES

Published on: mar 08 2014 by regeane

ROTEIRO: Caxias e Bento Gonçalves

Período: carnaval de 2014

Tipo de viagem: lazer com crianças, em família

DURAÇÃO: 2 dias inteiros

SERRA GAÚCHA

SERRA GAÚCHA

Neste último carnaval, 2014, resolvemos ir a Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Confesso que fiquei preocupada com as filas nas estradas e também a muvuca de gente nos lugares, mas sabem que me surpreendi,pois foi mega tranquilo. Vou fazer um breve relato sobre este pequeno roteiro.

Eu já conhecia a região, vamos muito à Gramado, mas nunca tínhamos aproveitado esta parte do chamado Vale dos Vinhedos. Recomendo ir neste período pois é quando está ocorrendo a colheita da uva e os parrerais estão repletos de lindos cachos de uvas de todos os tipos, muito lindo mesmo!!!!! obs: não precisa ser no carnaval, pode ser janeiro ou dezembro também.

SERRA GAÚCHA

SERRA GAÚCHA

Acho legal dois dias para este roteiro(podendo ser apenas uma noite), podem inclusive unir com Gramado e Canela, um dia para visitar vinículas e outro para este passeio que falarei abaixo no Caminho das Pedras. Caso não esteja com crianças aí eu deixaria este segundo local de lado e dedicaria os dois dias para programas mais românticos baseados nos vinhos.

CAMINHO DAS PEDRAS

CAMINHO DAS PEDRAS

DICAS DE VESTUÁRIO: roupas leves e confortáveis, mas não deixar de lado a sofisticação, é um roteiro bem charmoso e romântico. Cuidar pois mesmo no verão faz frio de manhã e de noite(esta semana estava cerca de 15 graus de noite), então sempre levar casaquinhos e blasers, lenços no pescoço são bem vindos e nos jantares rola até salto alto meninas.

foto 10

Na cidade de  Caxias não tem muito o que fazer, visitamos a FESTA DA UVA, mas também não é nada muuuuuito legal, achei muito cheio e lotado de lojinhas, tipo um grande camelô, não gostamos muito não. Eu sugiro se hospedarem em alguma pousada no vale dos vinhedos, não conheço nenhuma pois ficamos hospedados na casa de amigos, mas existem algumas muito boas, inclusive dentro de vinículas, podem se informar em outros blogs ou em sites como Booking ou Hotéis.com. Existe um  hotel muito famoso e lindo chamado SPA DO VINHO, é caro mas recomendo para casais, um lugar romântico e  incrível!!!!

SERRA GAÚCHA

SERRA GAÚCHA

Nesta região são muitas as vinículas que estão abertas à visitação sendo que a mais conhecida é a Casa Valduga e recomendo muito, tem pousada e restaurante, claro incríveis. O turista pode visitar a vinícola e degustar vinhos, caso você vá em um feriadão por exemplo, sugiro ligar antes  e reservar o passeio. Se possível ficar hospedado aqui, sei que eles fazem café da manhã embaixo dos parrerais caso esteja um dia lindo, pode-se colher uvas, as crianças gostam muito apesar de parecer programa de adulto(minha filha adorou ver como é feito o processo de fabricação dos vinhos e espumantes). Caso queiram ir a outras vinícolas tem ainda a Miolo bastante famosa e muitas outras pela região.

CHIMARRÃO

CHIMARRÃO

Existe uma região chamada CAMINHOS DE PEDRAS, alí mesmo em Bento Gonçalves, onde visitamos dois lugares legais: A Casa do Chimarrão, onde mostram o processo de fabricação da erva mate e fazem um chimarrão novinho para você beber, as crianças gostaram muito rsrsr. Outra atração logo a frente é a Casa da Ovelha onde existe o laticínio e a fazenda, os turistas podem interagir com os animais, ver a ordenha, corrida com ovelhas, passar a mão nos cordeirinhos, uma passeio bem para crianças mesmo, acho que até uns 12 anos. Aqui uma DICA: a ordenha e algumas atividades com as ovelhas tem horários já pré-definidos, nós fomos pela manhã, cerca de 9h, passamos na Casa do Chimarrão e depois na Casa da Ovelha deixamos nossos nomes para o horário da 13:30h, fomos antes almoçar no Restaurante Nona Lugia, mais para frente da Casa da Ovelha, precisam chegar cedo, cerca de 11;30 ou 11;40h pois não fazem reservas e lota. Pessoal a comida é mega deliciosa, bem típica, em uma casa toda de pedra construída em 1875 quando os primeiros imigrantes italianos vieram para a região, muito especial o lugar!!!!

DIVERSÃO

DIVERSÃO

Bom, mais ou menos isso, foi bem bacana este roteirinho com as crianças e nós adultos aproveitamos a comida e o vinho!!!

Gramado e Canela

Boa viagem, bons vinhos!!!!!!

LINDO VISUAL NA SERRA

LINDO VISUAL NA SERRA

 

 

Filed under: RIO GRANDE DO SUL

Leave a Reply

*

*