URUBICI

Published on: abr 02 2014 by regeane

URUBICI

URUBICI

URUBICI

 

ROTEIRO: Serra Catarinense-Urubici e Serra Rio do Rastro
TIPO VIAGEM: natureza, frio e paisagens
DURAÇÃO: máximo de dois dias
TRAJETO: saímos de Floripa pela BR 282 e voltamos pela Serra do Rio do Rastro.
Bom, eu já tinha ido uma vez a Urubici e fiquei encantada com a Serra Catarinense. Desta vez resolvi voltar para passear com mais calma e durante a semana, tudo vazio e bem melhor para conhecer os lugares.Eu diria que estes lugares abaixo são o filé mignon da serra, o que não podem deixar de visitar e claro, tendo mais dias podem seguir para outros lugares como Lages, São Joaquim, mas Urubici é obrigatório ok?
Claro, vou dizer que é LINDO, MARAVILHOSO E INCRÍVEL!!!! Muita natureza, frio e hospitalidade, são uns queridos o povo de lá. Engraçado que viajo o mundo, conheço lugares tão tão distantes e apenas este ano passado fui conhecer Urubici, aqui do meu ladinho e não perde para as paisagens que vemos mundo afora. Fiquei realmente impressionada.

MORRO DA IGREJA

MORRO DA IGREJA-SERRA CATARINSENSE

QUANDO IR: bom, eu diria que o ano todo, mas depende do que você busca. Se busca neve então fica de olho na previsão do tempo, se nevar e você estiver por perto, sobe a serra. Mas claro poderá ficar sem hotel e pegar tudo cheio, filas….enfim, normal né? Se quer apenas frio e geada podes ir nos meses de junho a setembro(fomos agora metade de abril e pegamos zero grau à noite e acabamos de ir em junho e pegamos 3 a 14 graus). Se quer apenas curtir o visual então qualquer época, durante a semana bem vazio, hotéis pra escolher e com melhores preços e os locais turísticos só pra você, eu ameiiiiiii.

URUBICI

MORRO IGREJA-SERRA CATARINENSE

 

 

Saímos de Floripa no meio da manhã em direção à serra, com calma, são muitas curvas. Fomos pela  BR 282 e voltamos pela Serra do Rio do Rastro, mas depende de onde você está né???
DICA: se possível ir num dia de céu azul.
DICA VESTUÁRIO: fomos agora início de abril e pegamos cerca de 0 grau de noite e durante o dia cerca de 19 graus. Nos meses de inverno pessoal é muuuuito frio e até neva, então ver a previsão do tempo antes de subir a serra. Evitar calçados de salto pois são montanhas, trilhas, combina bem botas ou tênis. Gorros , cachecóis, luvas…tudo isso legal e não precisa ser nada sofisticado não, tudo confortável e simples.

MORRO IGREJA

MORRO DA IGREJA-SERRA CATARINENSE

DICA HOSPEDAGEM: cuidar porque em fins de semana e nos meses de junho, julho e agosto, os hotéis e pousadas ficam lotados. Existem desde hoteis fazenda à casas de famílias que alugam os quartos, sugiro pesquisarem em sites de busca de hotéis e analisar a opinião dos hóspedes. Se puderem optar por algum Hotel Fazenda seria bem melhor, mas uma pousadinha simples também tá valendo.

Acabamos de passar mais um fim de semana lá, agora junho de 2016 e ficamos na Pousada Cantos e Encantos. Bom galera, só posso dizer que super mega hiper indico, uma gracinha, limpo, lindo, aconchegante, romântico, frio e um café da manhã prá lá de perfeito. Segue aqui o link para a pousada, não aceitam crianças e não tem TV ou internet rsrsrs. Olhem só, eu sou mega ligada em TV(durmo toda noite com ela ligada) e vivo nas redes sociais, pergunta se eu senti falta???? NÃO, EM NENHUM MOMENTO!!!!!!!!!!

http://pousadacantoseencantos.com/

POUSADA

POUSADA

POUSADA

POUSADA

DICA RESTAURANTE: por favor não deixem de ir no Restaurante Muller, uma delícia, com founde e prato de trutas, o ambiente é super lindo e aconchegante, é bem familiar e são uns amores. Indico mesmo. Fica na rua que vai para o Morro Igreja, bem na cidade mesmo.
Outro Restaurante imperdível é a Churrascaria Cascata, na estrada que vai para a Serra do Rio do Rastro, super delicioso com vista para a cascata, comida típica com pratos a base de pinhão, tudo muito gostoso.

Atualizando as dicas de gastronomia seguem outros lugares que conhecemos agora, todos imperdíveis:

– PARADOR SANTO ANTONIO

– CHATOU DEL VALLE

– IL REFUGIO CAFÉ: aqui vale um texto pois gente, por favor por favor vocês devem ir lá. Ficá ao lado da entrada da Cascata Véu de Noiva, é um café e precisar fazer reserva pelo menos aos fins de semana. Melhor verificar o horário de atendimento e sugiro pedirem o menu degustação de bolos, gente do céu é algo dos deuses!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

IL REFÚGIO

IL REFÚGIO

IL REFÚGIO

IL REFÚGIO

VISUAL DO RESTAURANTE CASCATA

VISUAL DO RESTAURANTE CASCATA

 

RESTAURANTE MULLER

RESTAURANTE MULLER

RESTAURANTE MULLER

RESTAURANTE MULLER

RESTAURANTES EM URUBICI

RESTAURANTES EM URUBICI

Bom, vamos então aos locais a serem visitados: por alí tudo é perto pessoal, e os passeios são rápidos, a não ser que queira fazer as trilhas, neste caso precisará de tempo, caso contrário tudo relativamente rápido. Sugiro olharem o mapa para irem passando nos locais que estão próximos, assim ganham tempo.

MORRO IGREJA: o mais conhecido de todos. Precisa pegar autorização para entrar no Parque, é gratuíto e de preferência pedir através de e-mail, seguem dados: obs: aqui nas fotos dois momentos diferentes em que fomos, em uma o céu limpíssimo e no outro a beleza das nuvens encobrindo os cãnions, incrível!!!!!!!!!!!

Morro da Igreja

Morro da Igreja

FullSizeRender (32)

MORRO DA IGREJA

MORRO DA IGREJA

MORRO DA IGREJA

 

1) A visitação tradicional ao Morro da Igreja, de onde se avista a Pedra Furada, é feita de carro ou moto etc, para acessar ao local é necessário uma autorização, emitida diariamente das 08:00 às 16:30 hs, com intervalo para almoço, na sede do Parque, na área urbana de Urubici/SC, situada na avenida atrás do Banco do Brasil.
2) O n° de autorizações é limitado (200 veículos dia) assim recomenda-se para os feriados e férias de julho, ou neve…o agendamento, este serviço já é prestado diretamente pelas pousadas ou pelo email agendamentoparque@hotmail.com
3) Ainda que motos e bicicletas não entrem na contagem precisam retirar a autorização na sede do Parque.
4) Passeio a pé ao interior da Pedra Furada (5 horas de caminhada) somente com guia cadastrado.
5) Também há opções de cavalgadas, buscar no site do Parque lista de credenciados
www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim
6) Grupos grandes (acima de dez) de motos, bicicletas, jipes etc precisam entrar em contato para estabelecer um programa de visitação, exemplo 100 bicicletas descendo o Morro da Igreja, vão causar um transtorno ao trafego normal, e insegurança aos ciclistas, daí a estrada é fechada momentaneamente para esta turma e como a nossa demanda maior é em feriados, este tipo de atividade fica restrita a fins de semana normais, que tem fluxo menor de visitantes.
E assim vamos organizando a visitação ao Parque Nacional que é o 4° mais visitado do país, abaixo de Cristo Redentor (Parque Nacional da Tijuca), Cataratas do Iguaçu (PN do Iguaçu) e Parque Nacional de Brasília.

 

VISUAL DO MORRO IGREJA

VISUAL DO MORRO IGREJA

Nós fomos ao morro logo após almoço e não vimos nadinha, muita neblina. Como íamos dormir na cidade, no outro dia voltamos pela manhã e estava lindo!!! DICA: se possível ir pela manhã até no máximo umas 9h, a tendência é estar sem neblina, mas claro que a natureza é imprevisível. Lembre-se que precisará de nova autorização, então podes já solicitar a autorização para os dois dias, assim fica garantido. Se não for alta temporada podem pedir na hora mesmo, com certeza terá vaga. Lá no morro andar pelos dois lados da rua, o visual é incrível!!! Existe a possibilidade de fazer trilha para ir pelos cãnions, podem solicitar isso no hotel, quando fizerem a reserva já pedir sobre este passeio que é guiado e dura cerca de 4h, eu não fiz, mas posso imaginar o quanto seria legal!!! Cuidar que esta estrada que dá acesso ao morro tem muitos buracos, está bem ruim mesmo. Duração deste passeio cerca de 2h.

URUBICI

URUBICI

VÉU DE NOIVA: na estrada de acesso ao Morro Igreja, um pouquinho antes da guarita do parque à direita, tem o Cascata Véu de Noiva, vale a pena ver, paga-se R$ 3,00 a entrada, tem um ótimo restaurante.

VÉU NOIVA

VÉU NOIVA

MORRO DO CAMPESTRE: acabamos de conhecer este lugar, não sei como ainda não tinha ido pois é lindo gente, mas num dia de sol ok??? O carro sobre quase até lá no topo e se for 4×4 sobe bem lá no pé das pedras. Eu amei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

MORRO DO CAMPESTRE

MORRO DO CAMPESTRE

MORRO DO CAMPESTRE

MORRO DO CAMPESTRE

MORRO DO CAMPESTRE

MORRO DO CAMPESTRE

 

SERRA DO CORVO BRANCO: pode ser feito logo na sequência. Bom, este lugar é assim, nem sei dizer como. Sentimos uma mistura de UAU QUE LINDO COM AIII QUE MEDO!!! Rsrsrsr…Pra começar pega-se uma estrada ruim de chão, cascalho e pedras e acabamos rasgando o pneu do carro. Não pega sinal de telefone e ainda bem passou um carro e trocaram o pneu, pois estávamos só mulheres e com certeza teríamos que descer o morro a pé chamar ajuda. DICA: ir com calma, tentando desviar as pedras maiores e não ir fim de tarde, no máximo até umas 16h para voltar antes das 17h, mais seguro. Quando acaba esta estrada aparece a fenda, nossa, a estrada passa em meio a dois paredões de cerca de 90m de altura, é IMPRESSIONANTE, parece que você será engolido por elas. Pode parar o carro ali mesmo e tirar fotos, quase não passa carros, mas cuidado rssrs. Seguimos descendo um pouco mais após a fenda, o visual é incrível e sinistro, com muitos paredões e a estrada passando por elas. É muito inclinado e  passa um carro apenas, nem imagino como fazer se eu estivesse descendo e outro carro subindo, credo!!!!! Confesso que fiquei com muito medo, achei que o carro não subiria e passei um sufoco para fazer a volta pois a estrada é muito estreita mesmo. Sugiro irem até a terceira curva para ver os padrões e voltar, a não ser que você queira descer toda ela e ir embora por alí, não era nosso caso pois queríamos ir pela Serra do Rio do Rastro.

SERRA CORVO BRANCO

SERRA CORVO BRANCO

SERRA CORVO BRANCO

SERRA CORVO BRANCO

MACIEIRAS NO CAMINHO

MACIEIRAS NO CAMINHO

CASCATA DO AVENCAL: saindo da cidade em direção à Serra do Rio do Rastro tem o Parque da Cascata do Avencal. Valor da entrada R$3,00 por pessoa. Agora em maio irão inaugurar uma tiroleza que passa por cima do cãnion. Existem duas entradas, uma para ver a cascata na parte de baixo e depois lá em cima, se tiverem tempo acho legal parar nos dois pontos.

CASCATA AVENCAL

CASCATA AVENCAL

INSCRIÇÕES RUPESTRES: um pouco antes de chegar nesta cascata do Avencal tem uma pedra com inscrições rupestres. Sugiro pararem alí rapidinho e andar até o paredão, olhem lá no fundo, na mata, tem a cascata do Avencal lindaaaaaaaa!!!!!!

CASCATA DO AVENCAL

CASCATA DO AVENCAL

Nesta época agora a partir de abril podem comprar pinhão e maçãs na estrada, uma delícia!!!!

Voltamos para Floripa pela Serra do Rio do Rastro, muito linda!!!!! Muitas curvas e um visual incrível!!!!!

SERRA RIO DO RASTRO

SERRA RIO DO RASTRO

Em Urubici acontece todo ano em junho uma corrida de montanhas muito legal chamada Desafrio, pra quem, como eu gosta de unir corridas e viagens esta com certeza é uma excelente opção, pra saber mais sobre o desafrio clique aqui.

Bom, claro que recomendo muito este roteiro, natureza, beleza,hospitalidade e simplicidade….tudo de bom!!!!!!!

Boa e linda viagem!!!!

Mais bloqueios falando sobre isso em:

RBBV

Meu Limite 191 países-clique aqui

Meus Roteiros de Viagem- clique aqui

Trilhas e Cantos-clique aqui

 

 

 

 

 

 

 

Filed under: SANTA CATARINA
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

9 Comments to “URUBICI”

  1. Adorei as dicas Rê! Ainda mais de onde comer! Fui há alguns anos e a maior dificuldade foi restaurantes. Ficamos em Urubici e foi complicado. E é bem assim né? Moramos perto e acabamos não conhecendo. Lugares lindo temos pertinho de nós! Beijos Patty

  2. Elisangela disse:

    Obrigada pelas dicas! Sexta estaremos lá Bj

  3. Olá, Regê!!! Uma pena eu não ter visto antes seu post… Eu tb estive lá no ano passado e achei poucas postagens de blog sobre a região… Escrevi um post logo em seguida: http://trilhasecantos.blogspot.com.br/2014/07/serra-catarinente-urubici-em-2-dias.html
    bjs!!!!!!

    • regeane disse:

      oi Liliane, mas pelo que li no teu post vc foi bem rsrsr conheceu tudo por lá e o dia estava super lindo ne??? dava pra ver tudo lá de cima!!! vou deixar o link para o teu post lá no meu post sobre Urubici tá?? bjssssssssssss

  4. guilherme costa disse:

    Boa noite e perabéns pelo belo passeio e detalhado relato.
    Resido em Niteroi e eu e minha esposa estamos planejando conhecer exatamente esta regiao de SC no inicio de setembro 2015.
    Como nao conhecemos nada, agradecemos dicas. Iremos de aviao a Floripa e de lá de carro locado para conhecer a serra. Total de 5 dias.
    Obrigado no que puder ajudar,

    • regeane disse:

      Oi Guilherme então voces pretendem não conhecer a ILha e sim ir direto para a Serra?
      aguardo para poder ajudar um pouco mais

      • regeane disse:

        Guilherme lembrei de outra coisa rsrrss. Caso vocês queiram ficar os 05 dias na serra, eu não aconselho irem a Lages ou São Joaquim, apesar de serem cidades famosas na serra não tem nada para ver, a parte bonita mesmo é o caminho de Floripa até Urubici e lá em Urubici mesmo. Depois a Serra do rio do Rastro. Caso vcs achem que dá, uma idéia seria ir até Cambará do Sul onde ficam os cãnions, é muito muito lindo. A distância de Urubici até lá é de cerca de 170km e talvez o ideal seria dormir uma noite por lá. Isso é apenas uma sugestão para voces avaliarem, que é lindo é, apenas precisam ver a logística. Outra idéia é passar 02 dias na serra e o restante aqui na ilha…

    • regeane disse:

      Guilherme esta época é bom pois temporada baixa, podem ver hotéis meio que na hora sabe??? menos em feriadões tá??? Vocês podem priorizar sair de Fpolis em direção a serra e chegraõ em Urubici após cerca de 3h, com paradas pelo caminho. Lá a credito que duas noites são suficientes em Urubici, poderão conhecer todos os pontos que coloquei lá no post , farão com calma. Lembrar de que devem agendar a subida no morro da igreja e se possível já subirem no primeiro dia se o tempo tá bom, pois poderá ter neblina lá em cima, assim caos na primeira tentativa não estiver tempo limpo terão como ir de novo. A volta para Floripa acho legal irem pela Serra do Rio do Rastro ok??????? Na ida tbm podem optar por irem a San martinnho, lá tem um café colonial incrível segue aqui o link deles http://www.flusshaus.com.br/….para chegar lá um pedaço é estrada de chão, eu adooooooooooro, lugar muito lindo tá, caso tenham tempo..só colocar no GPS. Mais alguma dúvida???

Leave a Reply

*

*