YOSEMITE

Published on: jul 06 2015 by regeane

ROTEIRO: Califórnia-Yosemite e Mariposa Grove

PERÍODO: janeiro de 2015

TIPO DE VIAGEM: aventura, paisagens, natureza com crianças

DURAÇÃO: 04 dias

YOUSEMITE

YOSEMITE

 

Yosemite fez parte de nossa viagem à Califórnia deste ano, quando fomos ano passado já estava na lista, mas uma parte da galera não quis ir, outra parte achou meio longe e acabou que não fomos. Quando surgiu a oportunidade não vacilei e bati o pé: ou sim ou sim iríamos rsrrs e claro, fomos hehehe.

 

Posso dizer que é um dos lugares mais lindos que já vimos, natureza pura, totalmente selvagem e incrivelmente lindo!!!!!!!!!!! Pense num lugar bonito, agora multiplica por milhões de vezes…lá é bem assim…

YOUSEMITE VALLEY

YOSEMITE VALLEY

 

Seguimos de Mammouth Lakes para Yosemite pelo caminho mais longo, pois o mais curto que é por Tioga Pass Road estava fechado devido a neve, e dizem que este é o mais bonito, terei de voltar rssrsr. Foram cerca de 6h de viagem, é longe, mas vale a pena.

Existem 04 entradas para  este parque, nós entramos pela entrada sul, a que você vai escolher depende de onde está vindo e em que época do ano é, pois tem estradas fechadas durante o inverno(nosso caso) aí precisa-se dar a volta. Então a dica é entrar pela mais próxima da sua rota, paga-se U$20 por carro com validade de 07 dias.

YOUSEMITE CACHOEIRAS

YOSEMITE CACHOEIRAS

 

DICAS DE VESTUÁRIO: era frio, bem frio, muito frio mesmo, então usamos calças e blusas térmicas, casacões, gorros, luvas, tapa orelhas, botas com pêlo pro dentro, gente é muito frio mesmo!!!!!!!!!!! Importante que sejam roupas confortáveis e claro no verão será outro tipo de roupas.

DSC08452

O QUE VESTIR

 

Ahhhh gente outra dica: internet…bah como isso é importante né??? Bom é sempre necessário um bom pacote de dados e a gente usa a Travel Mobile e sempre foi legal, se quiserem ver só clicar aqui. 

COM OU SEM CRIANÇA: bah aqui preciso tomar cuidado senão meus amigos pais irão me odiar rsrsrs. Eu diria que SEM CRIANÇAS…vou explicar meu ponto de vista: como eu e meu marido adoramos trilhas, longas caminhadas, lá é o lugar perfeito para isso mas com uma criança, mesmo no nosso caso com 12 anos, é inviável, não rola mesmo pessoal!! As trilhas são na sua maioria longas e íngremes, então no meu caso não seria o ideal ir com crianças. Agora, se você não é mesmo muito adepto a caminhadas, aí sim, pode levar os pimpolhos que eles irão amar.

DSC08289

MIRANTE NA ENTRADA DO PARQUE

 

QUANDO IR: pessoal cada época tem seus prós e contras. No inverno(quando fomos) o frio é grande, muitas trilhas estão fechadas mas o parque está muito vazio, isso é muito bom pois me falaram que no verão lá fica tudo congestionado tanto as estradas quanto as trilhas e fico só imaginando isso:  um monte de gente, carro, barulho, ou seja, nem combina com este lugar credo… Então quem puder ir no final do inverno ou ainda no final do verão(lá por outubro) seriam excelentes opções.

DSC08307

DICAS DE HOSPEDAGEM: olha só, ou sim ou sim precisam se hospedar dentro do parque, no Yosemite Valley, ficar fora do parque nem pensar. Lá existem 02 opções de hotel e uma de  hotel camping. Conseguimos um excelente preço de diária  para o Hotel Yosemite Logde Falls, bem no centro do Valley. Ali tem um mini mercado, lojinha, 01 restaurante..só isso rsrsr e cuidado pois lá pelas 19h o restaurante já está fechando(inverno). Aqui no site do booking podem encontrar sua hospedagem. Mas pessoal, mesmo sendo mais caro vale a pena ficar dentro do parque. A opção do hotel camping, bom, assim eu não ficaria de jeito nenhum tá!!!!!!!!!! Não falo pelo conforto não, mas sim pelo frio absurdo(fico só pensando como ir no banheiro de noite??? impossível) e também nos ursos, credo nem pensar mesmo, mas assim, no meu caso rsrsrs. Neste camping tem restaurante e mini mercado também. Segundo dicas da Marina do blog Idéias na Mala, ela sabe tudo de Yosemite pois como mora por lá tem o privilégio de ir sempre que quiser() aiiii que invejinha dela, falou que na alta temporada é quase impossível conseguir hotel dentro do parque, posso imaginar pois  são apenas 04 hotéis, mas segundo ela acampar é muito indicado e tranquilo, mas pessoal, sugiro reservar o espaço para  camping na alta temporada.

Existe o Hotel Wawona, bem lindo mas achei que a localização não seria a melhor, fica mais em direção a saída sul e mais longe da maioria dos pontos, mas claro o lugar é super lindo.

Para quem estiver de motorhome aí sim, PERFEITO. Gente tá aí uma super dica: estar neste lugar de motorhome seria a melhor opção. Cuidar que no verão lá é lotado deles e precisam fazer reservas com bastante antecedência.

EL CAPITAN

EL CAPITAN

EL CAPITAN

EL CAPITAN

 

DICAS DE PASSEIOS: tudo lá é natureza, tudo selvagem e lindo. Anda-se muito, muitas trilhas e tudo é natureza. Existe a opção de estar de carro mesmo, que foi nosso caso, e acho a melhor opção.Ou ainda usar os ônibus dentro do parque que levam os turistas para os principais pontos. A vantagem de estar de carro é que a liberdade de ir e vir é total, acho muito melhor. No verão rodar de bike também deve ser o máximo!!!

Vou listar agora os pontos que visitamos, e mais no final do post indicarei outros blogs que falam deste destino, não deixem de ler pois complementam muito bem o meu relato.

Logo na entrada do parque paramos em um mirante que dava para ver o vale todo e lá, pertinho da gente estavam os bambis rsrrs uma graça!!!! Seguimos em direção ao hotel, para onde você olha vê cachoeiras, paredões de pedras, tudo incrível gente e fiquem atentos aos animais que podem esparecer a qualquer momento, alces, coiotes, bambis e os famosos e temidos ursos rssrsrs

DSC08467

 

Seguindo para o hotel vimos uma movimentação de gente e seguimos até lá, muitos carros de emissoras de televisão, alguns turistas e muitos fotógrafos, todos olhando para cima, para uma rocha muuuuuuuuuuuuito alta. Claro paramos o carro e fomos até lá, numa enorme clareira em meio a paredões de rochas. Nos informamos e descobrimos que lá em cima, em algum lugar da rocha, estavam 02 alpinistas escalando a mais de 20 dias e sem cordas(free climbing) e que logo logo chegariam no topo, seria um recorde, por isso tantos jornalistas. Ficamos alí um bom tempo, olhando através das super lentes das câmeras dos jornalistas, quando estava quase anoitecendo fomos para o hotel e todos as manhãs e fins de tarde íamos até lá, para ver como estavam rsrs, engraçado como que a gente se sente parte daquilo, parte daquele esforço e se sentindo tão pequenos frente à coragem daqueles dois rapazes, de noite no hotel conversávamos sobre o frio que deviam estra sentindo lá em cima, dormindo pendurados, e logo de manhã estávamos lá, olhando para cima e conversando com a galera, super bacana. Eles terminaram a escalada no último dia em que estávamos em Yousemite, super emocionante!!!!!!!!!!!

DSC08463

A DICA é rodar por todo o parque, no hotel entregarão um mapa com todos os pontos e distância e dificuldade das trilhas, tudo super organizado. Sugiro já pegar este mapa quando se hospedar. Irão lhe passar um vídeo sobre ursos e um termo de compromisso sobre este assunto, a coisa é séria gente rsrsrs, até assusta um pouco. Cuidar para ir fazendo os pontos na ordem do mapa, tentando ir visitando os que estão na mesma direção pois o parque é super grande.

DSC08381

Bom vamos lá então para alguns pontos:

CACHOEIRAS: nossa, tantas, mas tantas que não saberei aqui dizer o nome delas, mas tá tudo no mapa. Atrás do hotel tem uma enooooooorme e ao lado, indo a pé mesmo, tem outra. As duas são incríveis e existem trilhas que levam até o topo, não fizemos mas se puderem deve ser super lindo!!!! Fizemos uma trilha que sobe na Vernal Falls, só estacionar o carro no bolsão de estacionamento e seguir as placas e mapa, tudo bem sinalizado. O visual é muito lindo e o grau de dificuldade eu diria que médio. Levar água e comida. Aqui uma contradição: levar comida dizem ser perigoso pois atrai ursos mais não levar faz com que você passe fome. Nós claro não levamos mas vi que pessoas seguiam a trilha com mochilas enormes de acampamento e com certeza tinha comida alí. Encontramos um casal brasileiro com duas filhas(nossa tem brasileiro em todo lugar) e seguimos juntos a trilha. Nesta época do ano o parque está bem vazio e bem provável que você estará quase sozinho então por favor sugiro ir em mais pessoas, de preferência 03 ou 04(sou meio medrosa). São tantas cachoeiras pelo parque que chegou uma hora que eu disse: olha gente, que cachoeira linda!!! e minha filha: ahhh mãe só mais uma cachoeira rsrsr.

DSC08497

VISUAL DO TÚNEL VIEW

 

GLACIAR POINT: não fomos hehhehe mas li em todo lugar que é imperdível. No inverno a trilha fecha devido a neve mas se estiver aberta por favor não podem deixar de ir. Terei de voltar pra lá de certeza.

 

EL CAPITAN: é uma rocha enorme, lá onde estavam os 02 alpinistas, e você poderá vê-la de quase todo o parque. Pode-se chegar de carro bem na base dela, numa enorme clareira que possibilita uma vista bem privilegiada. Sugiro visitarem em mais de um horário do dia, no fim da tarde a luz fica super linda, com o sol refletindo na ponta da rocha. Existe uma trilha(lá tudo é trilha rsrs) para subir até o topo, precisa se informar bem antes pois pelo que entendi precisa de guia. Aqui uma dica: a maioria das trilhas você fará sozinho mas cuidado para as que necessitam de guias pois são muito concorridas então reservar bem antes.

 

EL CAPITAN

EL CAPITAN

HALF DOME: também não fomos …snifffff…É uma rocha enorme que você avista de todo o parque e ela é cortada(por isso o nome). Fomos atá a base para tirar fotos mas claro que existe uma trilha para chegar lá no topo, esta sim é super concorrida e precisa de guia, nível de dificuldade alto, mas gente, imagino só o que deve ser estar lá em cima…afff terei de ir né??? Me obrigo…

Gente aqui vou colocar o link para o blog da Marina do Ideias na Mala, vale muito a pena ler, ela já fez a trilha e explica tudinho.

HALF DOME

HALF DOME

ESTAÇÃO DE ESQUI: não precisa ir, não mesmo hehehhe a não ser que você tenha muito tempo sobrando e que não seja um bom esquiador, a pista é pequena com pouca neve e pouca estrutura.

 

TÚNEL VIEW POINT: aí sim, o mirante mais privilegiado de todos. Passamos por ele pela manhã e voltamos no final da tarde. Com o passar dos minutos a iluminação vai mudando, incrível pessoal, mesmo mesmo. Era muito frio, nos agasalhamos bem, levei um vinho descartável e chocolates, montamos nosso tripé com a câmera e sentamos no  beiral do mirante para simplesmente olhar, ficar hipnotizados com tudo aquilo. Como era inverno a vantagem é que não tem quase ninguém e fora nós e mais um fotógrafo(parecia profissional) as pessoas apenas chegavam tiravam foto e rapidamente iam embora pois o frio era grande. Nossa filhota ficou no carro e eu e marido aproveitamos para sentir frio,emoção, paz, conforto…não sei explicar mas aquele silêncio, aquela paisagem…parecia que o mundo tinha parado em uma tela, não sei, não sei direito o que escrever…

DSC08483

 

MARIPOSA GROVE:  fica dentro do parque de Yosemite na saída sul. Deixamos para ir lá no último dia pois nossa rota era por lá. Chegamos por volta de 9h e estacionamos o carro lá dentro. Pegamos um mapa alí mesmo e seguimos a trilha. Super simples e bem demarcado, não tem erro. Bom estávamos apenas nós três, rsrsrs adorei pois acredito que em dias de parque cheio seria muito difícil conseguir boas fotos. Pessoal aqui vai uma dica importante: sugiro seguirem apenas a trilha habitual que é fácil e curta, não ir até o museu, pelo menos não se a trilha estiver vazia. É bem longa e íngreme, na verdade fiquei com muito medo de aparecer algum animal como um urso, é floresta selvagem mesmo, natureza pura, minha nossa fiquei tensa a trilha toda e chegando lá em cima estava tudo fechado, voltamos muito rápido, eu estava quase apavorada pois minha filha estava alí, se algo acontecesse… Quando chegamos novamente à estrada e avistamos 02 pessoas foi o maior alívio!!!! Não precisa levar comida, apenas água. É um passeio de cerca de 2h com calma e vale muito a pena ir pois as árvores são mesmo grandes, mas tipo imensas, super incrível!!!!! Bom recebi hoje a notícia de que o Mariposa Grove ficará fechado por 2 anos afffff…melhor pesquisar bem sobre esta informação antes de ir…lembrem-se que estou dando esta informação em junho de 2015 ok???

Seguem algumas fotinhos e dois links para outros blogs excelentes sobre este destino:

 

Mau Oscar-clique aqui

Felipe o Pequeno Viajante-clique aqui

Idéias na Mala-clique aqui

 

DSC08544

 

 

 

 

DSC08591

 

DSC08641 - Versão 2

 

 

Filed under: CALIFÓRNIA
Tags: , , , , , ,

Leave a Reply

*

*