DE MOTORHOME PELA EUROPA

Published on: ago 21 2015 by regeane

ROTEIRO: Holanda-Bélgica-Alemanha

PERÍODO: agosto de 2015

DURAÇÃO: 15 dias

TIPO DE VIAGEM: lazer com adolescente em família rsrrs

IMG_7301

MOTORHOME  NO CAMPING

 

Bom esta foi nossa primeira viagem de motorhome, acho que  passaremos a viajar mais assim, pois realmente adoramos!!!!!! Super mega indico mesmo. Vou falar um pouco sobre como é este negócio de morar sobre rodas, a nossa experiência mas o pessoal do Blog Aventura pelo Mundo acabou de lançar um Ebook com 121 páginas explicando tudo, mas sabem tudinho mesmo sobre este tipo de viagem??? Lá tem tudo: preços, consumo de combustível, como limpar os depósitos de água, onde estacionar…enfim….tuuuuuuuuuudo que irão precisar. Segue aqui o link , só clicar aqui em EBOOK

Galera agora em maio de 2017 fizemos nossa segunda viagem pela Europa, segue o link que ajuda a completar este post aqui CLIQUE AQUI.

Alugamos o carro perto de Amsterdã na empresa MCRENT, tudo pela internet e foi PERFEITO. Do aeroporto de Amsterdã até Almere Buiten, onde pegamos o carro, fomos de trem até a estação desta cidade e ali ligamos para virem nos buscar. Chegando lá nos passam muitas orientações, uma aula sobre tudo dentro e fora do motor home, como usar cada coisa, tudo super ensinado mas claro que na hora de usar rola uma dúvidas mas é tudo bem simples pessoal.

Ahhhh gente outra dica: internet…bah como isso é importante né??? Bom é sempre necessário um bom pacote de dados e a gente usa a Travel Mobile e sempre foi legal, se quiserem ver só clicar aqui. 

foto 15
Éramos dois adultos e uma adolescente, escolhemos um modelo para 04 pessoas mas não trailer(aquele que engata atrás de um carro sabe) o nosso foi este da foto acima. Não sei se o outro é melhor, é mais barato mas dai você teria de alugar um carro e gostei do nosso modelo porque pode ir ao banheiro, alguém ficar sentado na mesa desenhando ou jogando algo, gostamos muito. Esta empresa que alugamos possuem carros novos, dizem no site que com até 2 anos de uso, o nosso era super novinho, adorei. Aqui a dica de que cuidar muito para que seja novo o carro ok???
Eu também pude dirigir pois é bem simples, pelo menos fora das cidades achei fácil.
Dentro do carro virão alguns guias de camping da Europa e ali também está indicado sobre o  limite de velocidade em cada país, sugiro lerem antes pois a gente seguiu orientações de que era 100km o limite para motorhome e bem depois fomos ler os guias e lá estavam velocidades diferentes em cada país, podíamos ter acelerado mais hehhhehe.

Importante cuidar que em alta temporada é muito mais difícil alugar e também encontrar vagas em campings, então sugiro se você for em julho e agosto tentar alugar o carro  com bastante antecedência, uns 2 ou 3 meses antes e não esqueçam de alugar junto  as bikes, a não ser que você não ande de bicicleta, mas na minha opinião as bikes são indispensáveis mesmo. Elas já ficam ali presas no carro e basta estacionar, tirar as magrelas e sair pedalando por tudo, muito mais fácil e rápido. Eles alugam junto já com o motorhome e tenha certeza que vai usar muito, nós usamos todos os dias, todos eles rsrsrrs e olha que nem sei andar bem de bike, sou bem barbeira rsrsr mas lá o ciclista tem a total prioridade gente, inacreditável, por onde você vai tem ciclovias e caso não tenha você pedala e os carros vão lentamente atrás, só irão ultrapassar onde tenha uma pista bem larga ou quando você sair da frente deles  rsrs fiquei surpresa ao ver como tratam os ciclistas em todos os países que fomos.

foto 01
Dentro do motorhome é tudo pequeno e apertado mas surpreendentemente confortável, tudo funciona, tudo muito bem pensado. Claro que você deverá levar uma quantidade menor de roupas e sapatos rsrsrs e terá de todo dia fazer uma boa faxina em tudo senão ficará inabitável heheheh, mas é tão pequeno que rapidinho vai deixar tudo lindo. Tem água quente, luz, telas contra  insetos, uma belezura!!!!
Cuidar para pegar um modelo que tenha uma geladeira maiorsinha e chuveiro, importante ter churrasqueira( nós compramos uma simples no mercado).
Na hora de alugar o carro terá uma lista de opcionais de acessórios como por exemplo mesa para usar lá fora, cadeiras e coisas assim, isso precisa, mas as outras coisas cada um olha a lista e vai selecionando o que acha que usará.
Sobre toalhas de banho segui a dica de uma amiga: comprei tecido de fralda, sabe as fraldas antigas que os bebês usavam??? Então comprei e cortei em casa mesmo 6 toalhas de banho, lavei e levei rsrsr foi super hiper  bom porque elas ocupam pouco espaço na mala e secam muito rápido, foi uma super dica.

CAMPING

CAMPING

Logo após sair da empresa passamos em um super para abastecer a dispensa, mas antes devem verificar o que já tem dentro do carro e cuidar nas compras pois cabe pouca coisa então carnes, saladas, bebidas e pães você irá comprando aos poucos, pois quase todo dia poderá passar em um super pelo caminho. Cuidar que na Europa as sacolas no mercado ou você leva a sua ou paga por ela, a gente comprou na primeira vez e depois sempre levava a sacola na mochila ou na bike para usar caso passasse em um super pelo caminho.
Agora sobre a rotina: nesta  época do ano aqui escurece muito tarde, lá pelas 21:30h, então os dias são longos. A gente normalmente tomava café manhã e jantava em casa, logo após o café era a hora de limpar tudo para depois seguir viajem ou sair passear. Cuidado para que esteja tudo fechado e lacrado  antes de começar a dirigir pois tudo balança e portas abrem, coisas caem rsrsrs
Sugiro terem no celular o GPS para os países que pretendem viajar pois depender do wase não dá não, internet muito ruim e muitas vezes ficamos na roubada. Também podem alugar o GPS junto com o carro.

foto 04
Agora sobre campings e paradas: olha, esta era uma preocupação minha mas logo percebemos que não tem nada de difícil. Fizemos reserva em apenas um  em Amsterdã pois eram os dois únicos dias que tínhamos certeza de onde estaríamos rsrsrs, foi em um bem perto do centro, enorme e com mega estrutura. Estacionamos alí, montamos  tudo e passamos duas noites. Nos campings  tem tudo, onde abastecer de água, eletricidade, jogar a água suja e também limpar o recipiente com dejetos do vaso sanitário, tudo simples e fácil,  caso você tenha dúvida sempre haverá outro campista para te ajudar. Este primeiro dia de camping foi super legal pois a gente nunca tinha estado em um antes e é muito interessante ver uma imensidão de trailers, barracas gente por todo lado cozinhando, lavando roupa, pessoas  indo e vindo do banho, crianças brincando, cachorros….parece uma cidade e neste tinha até um minimercado, restaurante onde inclusive assistimos uma orquestra, vejam que doido, em um camping uma orquestra se apresentando, super diferente!!!!! Alguns também tem máquina de lavar e secar roupas. Para encontrar estes lugares você pode usar os guias que estarão dentro do motorhome ou procurar na internet, tudo isso no decorrer da viagem pois fica difícil reservar tudo antes visto que não se sabe em que local vai estar amanhã não é????

PARQUINHO PARA AS CRIANÇAS

PARQUINHO PARA AS CRIANÇAS

Mas tudo bem se você não conseguiu vaga num camping, não precisa mesmo pois encontrará muitos e muitos  estacionamentos para motor homens que estão sinalizados nos guias ou no wase ou ainda quando entrarem em cada cidade observem placas, como está da foto abaixo, que indicam os locais para estacionar o motor home e abastecer de água, luz e limpar os dejetos, e claro dormir ali também. Uma grande maioria deles é gratuíto ou paga-se muito pouco, a gente acabou usando mais estes locais. Vejam bem, se por exemplo hoje ficamos em um destes estacionamentos e abastecemos tudo e tiramos todos os dejetos de casa então na próxima noite não necessariamente precisamos fazer de novo, então se quiserem podem parar na rua em qualquer lugar que  tenha uma vaga grande de estacionamento e dormir ali, ou ainda na beira de um lago. Vocês irão ver que muita gente faz isso e não é perigoso não, super de boa, então se estão viajando, anoiteceu ou cansaram de dirigir e não estão achando um camping ou estacionamento específico tudo bem, pode parar em qualquer lugar, apenas por favor muito cuidado para que o motor home caiba na vaga, algumas vezes usamos 2 vagas inclusive mas tudo bem pois estava quase vazio mesmo rsrsrrs.

PLACAS QUE INDICAM OS ESTACIONAMENTOS

PLACAS QUE  INDICAM OS ESTACIONAMENTOS

Vou dar alguns exemplos:
– na Rota Romântica na Alemanha paramos em uma cidadezinha já lá pelas 19h, um estacionamento bem na entrada de um portal(tipo uma fortaleza) e descemos para dar uma volta. Nossa surpresa foi que ao passar o portal lá estava uma cidade de cenário de filme, nem tinha ninguém na rua rsrsrs, não tinha um papel no chão ou algo fora de lugar, tudo lindo e florido. Claro não tivemos dúvida, ficamos por ali mesmo, dormimos no estacionamento, fizemos nosso jantar e de noite fomos passear de novo na cidade, na verdade nosso quintal.
– na cidade de Gent fomos até o camping, lindo por sinal com um mega parque, mesas e jogos, parquinhos para as crianças, mas não tinha vaga. Bom nos cobraram 4 euros para tomar banho e fazer a geral no motor home e depois nos indicaram outro estacionamento ali pertinho na beira do rio onde nós e outros turistas passamos a noite sem pagar nadinha.
– fomos visitar aquele dique enorme no norte da Holanda e dormimos em um estacionamento bem no dique sem pagar nada e tinha toda a estrutura, inclusive tem um estacionamento lá no meio do dique, nós ficamos no que tem bem na entrada dele(ou saída rsrs), foi super legal!!!!

VISUAL NO DIQUE

VISUAL NO DIQUE

– na cidade de Fussen, lá onde tem o famosos castelo da Cinderela, nós ficamos num camping mas depois vi que poderíamos ter ficado numa estrada no entorno do castelo, um pouco distante  dele claro, mas onde existem uns campos de plantações e ruazinhas do lado da rodovia maior onde poderíamos ter estacionado e dormido com vista para o castelo….teria sido incrível com certeza!!!!
Então na verdade desde que seu motorhome esteja abastecido de água limpa e desabastecido dos dejetos, você pode parar e dormir mais ou menos onde quiser. A energia elétrica só é necessária para carregar equipamentos eletrônicos ou assistir TV (se tiver pois a gente não tinha). Em nosso motor home tinha uma tomada que funcionava sem luz e era ali que a gente carregava os celulares quando não estávamos com energia e o restante das coisas carregávamos quando tinha eletricidade, então nada nunca nos faltou quanto dormimos na estrada.
– na rota dos Alpes alemãs achamos vários lagos, porém lotados de gente rsrsrs mas após procurar e entrar em ruazinhas achamos um canto onde estacionamos, fizemos um churrasco, fizemos faxina em casa e depois de tomar banho no lago e descansar seguimos viagem.

ALMOÇO NO LAGO

ALMOÇO NO LAGO

Ou seja, várias possibilidades. Resumindo um pouco acredito que seja legal um camping em cidades que você pretende passar mais de uma noite, quando precisa lavar roupa, tomar um banho num banheiro grande rsrsrs ou ainda quando tem crianças pois elas aproveitam um pouco os parquinhos, neste caso sugiro tentar reservar com antecedência se for em alta temporada. Para cidades onde você irá apenas  passar algumas horas sugiro estacionar em qualquer lugar mesmo desde que seja permitido estacionar e que não fique com um pedaço do carro atrapalhando a rua, usar o bom senso, basta rodar um pouco e encontrará pois lá eles estão bem acostumados com este tipo de carro.  Para pernoitar apenas podem usar ou os estacionamentos para motorhome e já aproveitam fazer tudo que precisa do motorhome ou caso estejam com tudo ok podem parar onde quiserem ou acharem bonito. A parte que mais gostei foi isso, tipo adorei este visual aqui, vamos dormir aqui hoje,  simples assim.

Acho que seja bem melhor não ir em julho e agosto pois são as férias escolares deles, uma multidão de gente lá usa este tipo de veículos, então fica tudo lotado, acho que o ideal seria ir em setembro ou início de outubro ou ainda junho, ainda é calor e menos gente.

foto 05
Sobre roteiros: bom, isso fica mais ou menos alinhavado antes de irem, mas saibam que será bem flexível, até porque não sabemos o dia-a-dia e podemos ir parando onde a gente gostar. Nós ficamos 13 dias inteiros e fizemos Asmterdã-Rotterdam- Bruxelas-Rota Romântica na Alemanha-Rota dos Alpes na Alemanha- Luxemburgo- Brugges e por fim voltamos para Volendam e o dique. Mudamos o roteiro várias vezes. Farei depois outros posts mais detalhados sobre nosso cada lugar, aqui ó objetivo é falar sobre o motor home mesmo.
Quem não deve fazer este tipo de viagem??? Olha na minha opinião, por favor opinião pessoal, podem discordar rsrsr, pessoas que não gostem de dirigir, pessoas que não gostam de ter de ficar lavando e limpando,  ou que não gostem de cozinhar. Explico: é um tipo de viagem alternativo, sem glamour, apesar de nosso motor home ser mega equipado e tudo novo em folha é diferente de estar em um hotel e ir comer sempre em restaurantes, ficar de cabelo escovado e maquiagem, é diferente disso, mas garanto que é tudo muito confortável é incrível. Outra coisa legal é que você se sente mais como parte da cidade, tipo você vai ao mercado, à padaria, conversa com as pessoas, anda de bike como eles andam na sua rotina, interage mais com a natureza também e consegue sentir um pouco mais cada lugar, é diferente de ser apenas mais um turista com suas malas, táxis e restaurantes, bem diferente e mais completo que isso.

Seguem abaixo os links para as cidades por onde passamos:

Rota Romântica Alemanha

Bruxelas

Holanda

 

foto 11
Ahhhhh e tem a grande pergunta que já me fizeram várias vezes: é mais barato????? Então vamos lá, sim é mais barato do que alugar um carro mais hotel mais restaurantes. O quanto mais barato depende de muitas coisas como por exemplo o tipo de motor home ou se ficará toda vez em campings ou não. Mas assim, nosso carro foi ótimo, pegamos um excelente modelo, alugamos as bikes junto e misturamos um pouco de camping com estacionamentos gratuítos e mesmo assim mais barato.  Os campings não são caros pessoal, mais ou menos entre 12 e 20 euros, nada absurdo.

  1. foto 06

Minha conclusão sobre esta experiência é que sim, sim vale muito a pena em todos os sentidos e não, não é complicado nem perigoso ou difícil, podem ir sem medo e aproveitem muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Logo logo nosso roteiro estará nos posts….

Querem dicas mega completas de uma expert neste tipo de viagem? Só entrar no blog Felipe o pequeno viajante, eles são profissionais neste tipo de viagem pelo mundo todo…

Também no Viajando com Pimpolhos tem uma coletânea de experiências de viagens com motorhome, super indico a leitura.

foto 16

Filed under: VIAGEM DE MOTOR HOME
Tags: , , , , , ,

19 Comments to “DE MOTORHOME PELA EUROPA”

  1. […] E a Rege do Blog Dicas da Rege acabou de fazer uma viagem pela Holanda, Bélgica e Alemanha! […]

  2. Claudia Bins disse:

    Rege, que delícia de viagem!
    Confesso que sempre tive um certo medinho de encarar viagens de motorhome, mas lendo teu post me deu até vontade! Lembra qual o nome da cidadezinha que vocês pararam,aquela que parecia conto de fadas? Vou ter que colocar na minha wishlist :-).

    Parabéns!

    Clau

  3. […] Leia mais sobre a viagem da Rege no blog Dicas da Rege. […]

  4. Helena disse:

    Estou começando a programar uma viagem de Motor Home pela Europa! E adorei suas dicas! Bjos

    • regeane disse:

      que legal Helena, vcs vão amaaaaaaaar!!!!!!!!!!!!!!!! se precisar algo me pede aqui, o que eu não souber tento com os outros blogueiros rsrrsrs

  5. Darlou D'Arisbo disse:

    Prezados: Já temos experiência de viajar pela Europa com m.home alugado (pela América do Sul com o nosso).
    Parabenizo-os pelas dicas e esperamos encontrá-los com o próprio m. home. Abraços (felizmotorhome.blogspot.com.br)

  6. Maria Luiza disse:

    Adorei seu post. É a viagem que pretendo fazer em abril/17. Poderias mandar o roteiro e um celular para contato para mais pequenos detalhes?
    Quanto ao motorhome, já sabemos como é viajar pois temos um e rodamos muito pela América do Sul, chegou a hora de encarar na Europa um aluguel e conhecer os cantinhos encantadores.
    Fui ler sobre você, acreditas, moramos na mesma cidade.
    Fiquei super feliz. Vamos nos encontrar com certeza. bjs
    Já estou sentindo uma amizade.

    • regeane disse:

      oi Maria Luiza tudo bem??? vcs irão amar, Europa pe bem mais preparada para este tipo de viagem. Moras em Floripa??? que massa…..
      meu fone é 999698183
      nosso roteiro foi HOLANDA-BÉLGICA-ALEMANHA( ROTA ROMÂNTICA) E passamos por Luxemburgo. Mas assim, a gente meio que foi decidindo na hora rrsrsrs
      abraços

  7. Mônica disse:

    Oi Regeane,
    ano passado fizemos uma viagem de motorhome nos EUA e adoramos! Estamos programando agora para maio para Europa, norte da Itália, Suíça e talvez Eslovênia ou Áustria. Gostaríamos de saber sobre a questão de cruzar as fronteiras dos países e se precisa de alguma autorização junto à empresa que aluga o veículo. Há, poderia nos dar algumas dicas de empresas para alugar motorhome na Europa.
    Parabéns pelo site.
    Obrigada

    • regeane disse:

      olá circulamos normalmente pelos países…lá nao existem fronteiras, circulaçao livre.
      nós usamos a empresa MACRENt na Holanda e gostamos muito. Mas existem muitas outras
      abraços

  8. GUTEMBERG disse:

    OLA ESTAMOS NOS ORGANIZANDO PARA EM DEZEMBRO FAZER UMA VIAJEM PELA EUROPA COM MH.

    GOSTARIA DE SABER BASE TE PREÇOS
    COMO ALUGUEL DO MOTORHOME

  9. Kelly Somensi disse:

    Olá! Adorei seu post! Me tire uma dúvida, para dirigir motorhome tem que ter carteira específica (tipo A, C, D)? E é necessário o PID? Esse motorhome que alugaram era a diesel?? qual a média de valor do diesel? Obgadaaaaaaaaa!

    • regeane disse:

      oi Kelly eu pude dirigir com minha carteira normal de motorista que usos aqui no Brasil. Com motorhome de até 3600 kilos pode, maior que isso precisará d eoutras carteiras.
      o preço do diesel varia muito dependendo o pais.

      precisando algo mais me fala

  10. rogerio disse:

    Que Legal.. super boas suas dicas. Começaremos a nossa aventura dia 30/06 até 26/07 .. Casal e duas meninas..

  11. Rafael Van der weyden disse:

    Desde já o meu muiiiito obrigado pelo post. Principalmente por me esclarecer dúvidas cruciais qnt a decisão de realizar o sonho viajar de MH.
    Qnt as pernoites em locais públicos, é tranquilo msm, digo qnt a permissão… se quiser dormir um dia ou outro em campos fora da cidade ou até msm dentro de cidades mas não em campings (falo isso para ter uma maior flexibilidade de rota e permanecia durante a viajem).
    O que você considera de suma importância para quem vai fazer a primeira viagem de MH? Grande abraço de Natal-RN.

    • regeane disse:

      Oi Rafael, sim super tranquilo dormir em locais públicos, alguns lugares tem sinalizacao proibindo mas caso nao tenha pode estacionar e ficar. isso é mais facil em cidades menores tá???
      -acho bem importante que seja um carro novo pra tentar evitar problemas, importante que tudo funcione direitinho ainda mais na primiera vez.
      -ter um excelente plano de dados é muito importante.
      – existem muitos videos na internet ensinando como usar o motor home, inclusive na empresa que alugamos o nosso tem video explicando bem sobre o modelo do carro que alugamos, isso ajudou bastante.
      – tomar bastante cuidado para nao ficarem sem agua limpa ta? isso precisa estar sempre de olho.

      No mais é bem tranquilo ta???? podes ir pedindo mais coisas caso precise e tenho outro post sobre nossa viagem deste ano
      ate mais

      • Rafael Van der weyden disse:

        Estou muito feliz em ter achado esse depoimento. Vc não tem ideia do qnt está impulsionando (e capacitando) esse sonho.
        Pretendo fazer cerca de 2300k em 18 dias… (milao, dolomita, Veneza, costa norte croacia, Liubliana, bled, hallstat, Salzburgo, Munique e descer cruzando a suica de volta a Itália com uma parada em Como e finalizando em Milão novamente).

        Pedágios e segurança? São outras questões que gostaria de saber.
        Muito obrigado novamente.

Leave a Reply

*

*