Como conciliar escola e viagens

Published on: out 09 2016 by regeane

Blogagem Coletiva:  Como conciliar escola e viagens

VIAGEM EM FAMÍLIA

VIAGEM EM FAMÍLIA

Mais uma blogagem coletiva proposta pelo grupo de blogueiros e viajantes do VIAGENS EM FAMÍLIA. Adoro falar sobre este tema aue incomoda muitos pais: como conciliar escola e viagem???????????????

Como nossa filhota já está com quase 14 anos e viajamos com ela desde pequenina, acredito que posso ajudar descrevendo um pouco as várias fases relacionadas a este tema, pois a cada etapa da vida escolar da criança as viagens  afetarão de forma muito diferente.

MAMMOUTH LAKE

MAMMOUTH LAKE

Existem muitas vantagens em programar viagens durante o ano letivo, mas existem dois determinantes:

1- bem mais barato

2- nada de muvucas e locais cheios

Apenas estes dois ítens são, para nós, suficientes para nossa decisão.

Quando a Isah era menor, mais ou menos até o sexto ano, confesso que em nada, mas nada mesmo a viagem interferia na escola. Até este período tudo é mais fácil, dificilmente iria rodar de ano e sempre havia uma compreensão muito grande por parte da escola que inclusive já tem uma norma para isso devido a grande quantidade de alunos que se ausentam devido à viagens. Então neste caso sempre houve uma empatia e ajuda da escola em relação a isso, aqui é um ponto muito positivo e que deve ser levado em consideração pelos pais na hora de escolher e/ou manter seu filho viajante em determinada escola. Lembro que quando fiz a pesquisa para escolha lá no primeiro ano este foi um dos itens que levei em consideração para minha escolha.  Bom, então neste período escolar dela, até o sexto ano foi super hiper tranquilo.

LOS ANGELES-PARQUES

LOS ANGELES-PARQUES

Após o sexto ano percebemos que a coisa apertou um pouco, mesmo com a compreensão por parte da escola as cobranças passaram a ser maiores. Viajar ok mas as tarefas deveriam ser entregues após o retorno, nisso não aliviavam e acho ótimo. Nunca levamos material ou tarefas para fazer durante a viagem, no máximo livros de leitura, porém antes da viagem e logo depois a Isah já sabia que teria uma rotina mais intensa de estudo. Isso não a incomodava não, fazia de boa. Sabem que isso foi super bom, ela aprendeu a ser mais rápida e estudar sob algum nível de pressão, leve claro, mas tirando ela da rotina e da acomodação do ritmo de estudo. Ponto muito positivo!!!!!!!!

 BONITO-MS

BONITO-MS

Agora a partir do sétimo ano, ela agora está terminando o oitavo, a coisa mudou radicalmente. Mudou não apenas o nível de dificuldade mas até a negação da Isah em relação a faltar na escola. Antes ela aceitava de boa, agora questiona, analisa quantas provas irá perder, como será calculada a média e claro, quanta coisa vai perder não estando com a galera, óbvio que não quer ficar longe dos amigos rsrrrss. Mas aí então temos de ser mais espertos, mais criativos e pacientes para convencê-los. Mesmo assim continuamos viajando todo ano e ela perdendo cerca de 15 a 17 dias de aulas. Quando voltamos é um Deus nos acuda para colocar tudo em dia, refazer as provas perdidas e na última viagem já tivemos a companhia de muitos e muitos wat zaps com fotos da matéria dada em sala de aula para já ir estudando. Nem por isso foi ruim, nada disso pois ela viu nos dois anos que sim ela deu conta de tudo, que basta se dedicar e tudo dará certo, ela mesma busca as matérias, estuda, pega cadernos de amigos e dá conta do recado, afinal a responsabilidade é dela mesmo. Sabem o que disse um dia??? ” Afff pai vamos achar uma internet antes de pegar a estrada, preciso baixar a matéria para ir estudando já que não vai ter mesmo o que fazer eu já estudo” rsrrsrs viram só, ela mesma já organizando tudo, isso não tem escola que ensine!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ALEMANHA

ALEMANHA

Observamos neste período todo que além dos dois itens que citei lá no início existem coisas intangíveis nisso tudo, que só conseguimos observar com o passar dos anos e por isso espero que este post ajude principalmente aos pais viajantes que tem ainda seus filhos menores, que talvez tenham dúvidas sobre o impacto que as faltas na escola farão para seus filhos. Eu digo que sim, haverão impactos enormes e irreversíveis na formação escolar e pessoal deles, para mim é totalmente nítido isso, o melhor investimento que fizemos até hoje na educação de nossa filha doi VIAJAR!!!!!!!!!!!!!!!!Sempre achei que existe muito a estudar e aprender além da escola, ambos se complementam e cada viagem é uma incrível sala de aula e cabe a nós, pais, dar estas aulas a nossos filhos…sejam os melhores professores que seus filhos terão na vida, sejam os seus melhores colegas de turma, façam do mundo sua escola e façam da vida deles o melhor livro que poderão ler!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

YOUSEMITE-BRINDANDO A VIDA!!!

YOUSEMITE-BRINDANDO A VIDA!!!

Blogs participantes desta blogagem, tem muita coisa legal aqui pessoal!!!!!!!!!!!
1. Viagens que Sonhamos CLIQUE AQUI
5. Viajo com filhos – Como conciliar as viagens e a escola das crianças http://viajocomfilhos.com.br/2016/1…
6. Felipe, o pequeno viajantehttp://www.felipeopequenoviajante.com/…
7 –  Cantinho de Náhttp://cantinhodena.com.br/2016/10/…
8 – Família Viagem – Como conciliar viagens e escola dos filhos – http://www.familiaviagem.com.br/201…
9 –  Viajando em Familia – Como conciliar viagens e escola dos filhos – http://www.viajandoemfamilia.com.br/…
10 – Do RS para o Mundohttp://dorsparaomundo.blogspot.com/…
12 – De Primeira Viagemhttp://deprimeiraviagem.com/2016/10…
17 – O Rei do Hotel – http://oreidohotel.blogspot.com/201…
19. No Mundo com a Gente – http://www.nomundocomagente.com.br/…
20. Ferinhas Viajantes – http://www.ferinhasviajantes.com/si…
22. Malas e Panelas – 5 Dicas para conciliar escola e viagem e não ter stress http://malasepanelas.com/5-dicas-pa…
23. Para a Disney e além – O desafio de viajar com criança em época de aula http://www.paraadisneyealem.com.br/…
24. Descansa na Volta – Como conciliar viagens e escola – Nossa Teoria da Resistência http://www.descansanavolta.com.br/2…
25. Roteiro Renatours – Blogagem Coletiva: Como conciliar viagens e ano letivohttp://roteirorenatours.com/2016/10…
26. Espelho de si: Como conciliar ano letivo com as viagens?http://www.espelhodesi.com.br/2016/…
27. Gosto e Pronto: Como conciliar ano letivo e viagens – Nossas experiências.
Filed under: FILHOS E VIAGENS
Tags: , , ,

28 Comments to “Como conciliar escola e viagens”

  1. Debora Seg disse:

    Bom, já vi que estamos na mesma. Nossos filhos estão cursando a mesma série do fundamental II e percebo a mesma dificuldade em marcar uma viagem durante o ano letivo e ele também não curte muito faltar. E, com isso, vamos nos adaptando não é! Um bj

  2. […] – Guaci RheinDe Primeira Viagem – Aline de AguiarTripBaby – Tati MilaniDicas da Rege – Regeane NicarettaTrilhas e Cantos – Liliane InglêsO Rei do Hotel – Luciana […]

  3. Angelica Figueiredo disse:

    Adorei seu post Regeane, é sempre bom ouvir a experiência de que já passou por várias fases de estudo! Continuamos na luta! Bjs

  4. Andrea disse:

    Então… a Valentina já está no sexto ano e agora o conteúdo apertou de vez. As notas não estão muito boas e daí fazer longas viagens, nem pensar. São fases, não é mesmo? Abraços

  5. […] Primeira Viagem | TripBaby | Dicas da Rege | Trilhas e […]

  6. Rege, adorei concordo plenamente com você quando disse que viajar é o melhor investimento que já fez na educação de sua filha. Viajo com meu filho de 7 anos. Até hoje não senti que isso prejudicasse seu aprendizado. Ao contrário, acho que ele aprende muito em nossas viagens.

  7. Patricia Papp disse:

    Muito legal, seu texto é leve e otimista. Meus filhos tem mais ou menos a mesma idade… sei bem o que você está passando!

    beijos

    Pati

  8. Rege,

    Seu post foi um abraço em mim! Fique emocionada e me identifiquei em vários pontos! Gente, que lindo! Vou falar até pro meu marido vir ler. Nunca me senti tão acolhida, já que eu me sentia um ET por viajar com minha filha, já no Ensino Fundamental durante o período de aula.

    Tô emocionada mesmo! Lindo demais. Pensamos da mesma forma. Minha filha não falta aula (só se estiver doente e se for pra viajar). Já ficamos 30 dias viajando (mas ela ainda estava no Jardim I), ano passado, no 4 ano, foram 22 dias e muitos, muitos mesmo me criticaram!

    No retorno, minha filha precisou passar quinta, sexta, sábado e domingo estudando e não reclamou disso, pelo contrário. Ela ficou muito mais motivada a estudar durante o ano pq sabia que precisava de notas boas para viajarmos tranquilamente e na volta veio tão motivada dos dias mágicos que passou na Disney que se dedicou 100% aos estudos, acho que já pensando em 2016! kkkkkkkkkk

    Amei seu relato, amei mesmo…ainda mais por você ser mãe de adolescente e ver que ela acompanha de boa vocês (muitas nessa idade já acham ‘mico’ viajar com os pais), isso é fruto de uma união bem feliz. Parabéns! Pelo post, pela filha e pelas viagens lindas….que venham muitos carimbos no passaporte familiar! :*

    • regeane disse:

      Trícia, que FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOFA que você é!!!!!!!!!!!!!!! Muito obrigado mesmo. Sabes que tbm já fui muito criticada, por amigos e pela minha mãe. Mas nunca dei ouvidos não, eu e meu marido sempre tivemos a certeza que as viagens trariam coisas intangíevies e impagáveis para nossa filha. Não tenham receio não, viagem a vontade com eles pois isso fará parte muito impostante da formação deles. Bjssssssssssssssss e lindas viagens a todos nós!!!!!!!!!!

  9. Fran Agnoletto disse:

    Rege,
    Até me emocionei lendo seu texto.
    Prova que vc cumpriu com seu papel, e ensinou direito quais eram as responsabilidades da Isah.
    Parabéns!
    Beijão, Fran

    • regeane disse:

      Fran brigado!!!!!!!!!!!!!!!! Estamos fazendo o possível e acho que está dando certo sim, a Isah é uma mega parceira. O guri de vcs tbm irá tirar de letra, nao tenham receio de que ele perca dias de aula não, vai por mim, vale a pena rsrrsrs Bjssssssssssssssssss

  10. Barbara disse:

    Tenho percebido que quanto mais tarde pior é …ai meu Deus. Ótimo ler seu relato para tentar me adaptar para os próximos anos. bjs

  11. oi Regeane,
    Gostei dessa frase sua: “viajar e estudar se complementam”. Espero sinceramente que meus filhotes comprem essa ideia tanto quanto a sua filha nos anos que me esperam pela frente.
    Bjo

  12. tatiana disse:

    Aqui ainda estamos na educacao infantil, mas acho importante o planejamento e que isso seja legal para os pequenos, pq no retorno são eles quem mais sofrem. Beijao

  13. Cynara disse:

    Sua filha tem a faixa etária dos meus (13 e 17) e depois que eles foram crescendo também mudamos um pouco nosso ritmo de viagens durante as aulas mas não abandonamos. Fazemos pelo menos uma por ano mas no máximo de 10 dias com 2 finais de semana incluídos, mas antes combinamos com a escola e na volta eles têm ciência de que terão de tirar o atraso. Até agora tem dado certo e tomara que continuem assim.

  14. Regeane, amei sua frase: sejam os melhores professores que seus filhos terão na vida, sejam os seus melhores colegas de turma, façam do mundo sua escola e façam da vida deles o melhor livro que poderão ler!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Perfeito!
    Muito bom ver exemplos de crianças/adolescentes responsáveis, nos mostra que viajar não é só diversão, eles aprendem, e muito!
    Abraços!
    Patricia Tayão.
    http://www.viajarhei.com
    @viajarhei

    • regeane disse:

      oi Patricia, obrigado!!!!! Sim com certeza nossas decisões sobre viagens ajudou a tornar nossa filha uma menina bem responsável!!!!!!!!!!!

  15. Guaciara disse:

    De todos os posts que li, uma unanimidade para quem tem filhos maiores: fica mais difícil viajar em período letivo, às vezes os próprios não querem perder aula. Ansiosa pelo que me espera daqui uns anos!

  16. Vem que te Conto! disse:

    Parabéns pela filhota responsável, isso deve te encher de orgulho.
    Tomara que eu consiga fazer a minha pequena crescer assim também. Facilitará muito nas decisões de viagens!

  17. Muito legal a preocupação e responsabilidade da sua filha com relação a viagens. Acho que esse é o segredo, as crianças vão crescendo e avaliando por conta própria os prós e contras. Parabéns!

Leave a Reply

*

*